terça-feira, 1 de março de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Preparai o caminho do Senhor”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
54 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
João pregava um batismo de conversão
 
O tempo do Advento é uma chamada forte para a espera da manifestação do Senhor que se faz de tantos modos: Ele se revelará no fim dos tempos como juiz; no Natal como Deus conosco; em nossa vida, mostra-se como consolação (Is 40,1). As manifestações são para nós um dom precioso e urge que corramos a seu encontro preparando os caminhos, pois Ele vem. Correr ao encontro do Senhor traduz a Palavra conversão (em grego metánoia – mudar de rumo). João coloca a preparação como uma busca de endireitar os caminhos. O texto de Isaías 40,1-11 apresenta essa conversão como um novo Êxodo. O povo estava no Exílio e o profeta anima ao retorno, não só para uma volta à pátria, mas uma caminhada para Deus que vem manifestar sua glória, isto é, sua presença salvadora. O profeta pensa em um caminho magnífico por onde passará o povo. João, em um plano espiritual, propõe uma mudança interior através de novas atitudes que sejam o caminho de Deus. O Deus que vem é sempre o bom pastor. “Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne com a força dos cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães” (Is 40,11). João anuncia que Ele batizará no Espírito Santo, o que significa a transformação do coração. O Advento, em seu ensinamento abre a perspectiva de renovação.
Esperamos novos céus e nova terra 
A pregação da conversão e da purificação dos pecados não é somente a libertação do mal praticado, mas destina-se muito mais a conduzir a uma nova condição: “Novos céus e nova terra”. A conversão é o início desse tempo novo. Por isso o profeta insiste tanto em preparar os caminhos, nivelar os vales e endireitar o que está torto. É o novo Êxodo na estrada que conduz a um novo relacionamento com Deus. Êxodo sempre tem como finalidade não só sair de uma situação de desgraça, mas encaminhar para a novidade. Pouco adiantaria sair do Egito se não houvesse uma terra prometida e possível. Pouco adiantaria sair do pecado se não nos encaminhássemos na vida da graça. Em sua pregação Jesus salienta muito mais o lado positivo da vida e da fé. Sua morte seria inútil se não houvesse uma ressurreição. Deus não é um tapa buracos, mas um caminho novo. “Eu sou o caminho” 
João apareceu no deserto 
João é uma figura forte do Advento. Ele veio para preparar o caminho com suas palavras e sua vida. Não era somente um pregador forte e convincente. Todos iam procurá-lo (Mc 1,3). Ele é uma pregação viva. Sua vida era uma pregação pela austeridade, desapego e consciência de seu papel: “Depois de mim vem alguém que é mais forte que eu. Eu não sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias” (Mc 1,7). Buscava só o cessário. Pedro, em sua carta, aconselha os cristãos a viver uma vida santa e piedosa (1Pd 3,11). Esforçai-vos para que vos encontre numa vida pura, sem mancha e em paz” (14). A vida deve corresponder à escolha que fazemos de preparar os caminhos e passar por Eles. O Deus que vem não é o Terrível. Por isso rezamos com o salmo: “Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e vossa salvação nos concedei! O Senhor nos dará tudo o que é bom” (Sl 84). O Natal está para chegar. É o momento de reunir todos os ensinamentos da Palavra e fazer como João: coerência com o caminho que nos propomos ao aceitar a vinda do Senhor. 
Leituras: Isaías 40,1-5.9-11;
Salmo 84; 
2Pedro 3,8-14, Marcos 1,1-8. 
Ficha: 1. O tempo do Advento é uma chamada para a espera da manifestação do Senhor que se faz de tantos modos: como Juiz, como consolação e como Deus conosco. Essas manifestações exigem que preparemos os caminhos através da conversão. Esta implica em uma mudança interior para ir ao encontro do Deus que vem para salvar. Ele é o bom pastor que conduz à transformação do coração. 
2. A pregação da conversão e purificação não é somente para livrar-nos do mal do pecado, mas destina-se a conduzir a uma nova condição. Jesus prega sobretudo o lado positivo. 
3. João é uma figura forte do Advento. Prega por sua vida e palavra. Era austero, desapegado e consciente de seu papel: depois de mim vem alguém mais forte do que eu. Não dou digno de desamarrar suas sandálias. Por isso Pedro aconselha os cristãos a viverem uma vida santa e piedosa. O Deus que não é o Terrível, mas o bondoso que nos dará tudo o que é bom (Sl 84).
Homilia do 2º Domingo do Advento
EM DEZEMBRO DE 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário