quarta-feira, 2 de março de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Alegra-te, cheia de graça”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
54 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
Sinal do amor gratuito de Deus
 
No tempo do Advento, a Igreja contempla com grande carinho o mistério da Encarnação do Filho de Deus que é o início da Redenção de todo o Universo. Para nos garantir que essa salvação é uma verdade, temos diante de nós Maria. Maria foi redimida, por Jesus, da mancha do pecado original, no instante em que foi concebida. Como nos escreveu Paulo: “Deus em Cristo nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis no amor” (Ef 1,4). Não podemos ver Maria como uma exceção. Ela é a regra de Deus. É santa e imaculada por um dom de Deus que é para todos. Realiza-se nela o que é para nós uma esperança. É aclamada pelo Anjo como cheia da graça de Deus e livre de toda mancha. Ela é o sinal do amor gratuito de Deus. Maria, em sua imaculada conceição, reflete em si a força redentora da Ressurreição que é para todos em todos os tempos e nela se realiza por primeiro, como escolhida para ser o templo incorrupto do Verbo. A semente de Deus brota em terra pura e dá frutos de redenção em Maria. A predileção por Maria manifesta que o dom gratuito de Deus é realidade e o será para todos. Maria, em sua realidade de pessoa humana, não fica fora da história da humanidade. Deus em Maria abre a toda a humanidade a possibilidade de retornar a seu projeto inicial. 
Ela é a expressão perfeita da Redenção 
O Anjo disse a Maria: “Eis que conceberá e dará à luz um filho, em quem porão o nome de Jesus” (Lc 1,31). Mateus explica “Ela dará à luz um filho e o chamará com o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o povo de seus pecados” (Mt 1,21). Jesus é a salvação. Maria foi escolhida, como cada cristão para ser santa e irrepreensível a Seus olhos” (Ef 1,4). Redimida de toda a mancha do pecado, vive a riqueza da graça, como imagem perfeita do Filho, “pois a Deus nada é impossível” (Lc 1,37). Pode assim ser cumulada de toda a Redenção por um gratuito amor do Filho. Esse amor não é só um privilégio seu, pois Deus nos amou a todos antes de podermos merecer. Não há como temer chamá-la de Imaculada em sua concepção, se este é o projeto inicial de Deus para a humanidade e acontece por fruto de seu amor que vem antes de nosso pecado. Ela é a “mulher” que aparece no Paraíso, cuja descendência esmagará a cabeça da serpente. Maria é a Mãe de todos os viventes nascidos da descendência sem pecado, Jesus. 
Sob a ação do Espírito 
O anjo diz a Maria na Encarnação: “O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com sua sombra” (Lc 1,35). A sombra é a presença de Deus. Presença que gera vida. Desde o primeiro instante o Espírito cobre-a com sua sombra como nuvem que protege o povo no deserto (Êx 13,22). É a nuvem que invade o Santo dos Santos e o torna impenetrável (Êx 40,38). O Espírito de Deus a faz tal para tal Filho. Não podemos compreender a não ser a partir de Jesus, mas ver Jesus e dele compreender Maria. Ela é a Igreja fundada sob a graça. Deus a coloca como meta da Igreja, sem ruga e sem mancha (Ef 5,27). O que acontece com Maria na concepção, acontece conosco como na ressurreição. Vivemos o tempo da graça e não do pecado. Com Maria seremos a realização do plano de Deus. Maria é garantia de que Deus não se esquece de suas promessas.
Leituras: Gênesis 3,9-15.20; Salmo 97; 
Efésios 1,3-6.11-12; Lucas 1,26-38. 
Ficha 1. No tempo do Advento contemplamos a encarnação do Filho de Deus que é o início da Redenção do Universo. Para garantir que essa salvação é verdade, temos Maria, redimida por Jesus no instante de sua concepção. Paulo escreve: “Deus nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo para sermos santos e imaculados no amor”. Maria não é exceção. É a regra. Realiza-se nela o que para nós é uma esperança. A Imaculada Conceição reflete a força redentora da Ressurreição. O que é dom para Maria o será para nós todos. 
2. Jesus é a Salvação. Esse é o seu nome. Maria foi escolhida para ser, como cada cristão, santa e irrepreensível a seus olhos. O privilégio do amor de Deus para com Maria é uma garantia para todos. Deus amou todos antes de podermos merecer. Eva é a mãe de todos os viventes que nascem a partir do pecado. Maria é a mãe dos viventes da descendência sem pecado, Jesus.
3. “O Espírito Santo virá sobre ti!” A sombra significa a presença de Deus. Cobriu também o povo escolhido. Cobre o Santo dos Santos e o torna impenetrável. A sombra do Altíssimo cobre Maria e faz nela sua morada. Não podemos ver Jesus a partir de Maria, mas Maria a partir de Jesus. Ela é a imagem da Igreja que contempla nela sua imagem sem ruga e sem mancha. A partir da concepção de Maria, vivemos o tempo da graça e não do pecado. Com Maria seremos a realização do plano de Deus.
Homilia da Imaculada Conceição(08.12)
EM DEZEMBRO DE 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário