domingo, 6 de março de 2022

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 6 DE MARÇO

Oração da manhã para todos os dias
 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
6 – 1º Domingo da Quaresma – Santos: Marciano, Rosa de Viterbo
Evangelho (Lc 4,1-13) “‘Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão’. Jesus respondeu: ‘A Escritura diz: Não só de pão vive o homem’.”
À primeira vista é estranho esse episódio da tentação, em que o Messias é colocado diante da necessidade de fazer opções. Certamente foi o próprio Jesus que falou disso com seus discípulos, para ajudá-los a perceber mais claramente o sentido de sua missão. Podemos fazer, entre outras, esta leitura do relato de Lucas: Jesus não veio para resolver com milagres as dificuldades humanas, como fome, doença, morte. Veio para nos tornar possível enfrentar tudo isso como Deus quer. Não veio para usar as diversas formas do poder humano, e assim impor uma salvação apenas terrestre. Veio para conquistar a adesão livre dos corações, e não para conquistar seguidores ofuscados por prodígios espetaculares. Veio para agir com o poder de Deus, mas também com a discrição divina que sabe respeitar a liberdade de suas criaturas.
Oração
Senhor, ajudai-me a perceber a manifestação de vosso poder nos fatos aparentemente sem importância. Ajudai-me a aceitar esse vosso jeito de agir discreto e lento, que só pode ser notado pela fé e pelo amor. Dai-me uma fé tranquila, que não viva à espera de certezas e mensagens extraordinárias, mas seja capaz de, na penumbra, ruminar o que nos deixastes no Evangelho e na vida da Igreja. Creio, Senhor, que me falais pela palavra de meus irmãos, até principalmente do mais humildes; que eu saiba, portanto, ouvi-los e aprender com eles. Livrai-me da tentação de confiar apenas na força dos meios humanos quando procurar transmitir vossa mensagem. E fazei de mim um enviado vosso, um bom transmissor de vossa palavra, uma presença de vosso poder que salva. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário