segunda-feira, 7 de março de 2022

EVANGELHO DO DIA 7 DE MARÇO

Evangelho segundo São Mateus 25,31-46. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então, o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me". Então, os justos dir-Lhe-ão: "Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?". E o Rei responder-lhes-á: "Em verdade vos digo, quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes". Dirá então aos que estiverem à sua esquerda: "Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; era peregrino e não Me recolhestes; estava sem roupa e não Me vestistes; estive doente e na prisão e não Me fostes visitar". Então também eles Lhe hão de perguntar: "Senhor, quando é que Te vimos com fome ou com sede, peregrino ou sem roupa, doente ou na prisão, e não Te prestámos assistência?". E Ele lhes responderá: "Em verdade vos digo, quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer". Estes irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Cesário de Arles(470-543)
Monge, bispo 
 Sermões ao povo,n.°24;SC243 
«A Mim o fizestes» 
Refleti, meus irmãos, e vede o exemplo de Nosso Senhor, que fez de nós viajantes a caminho da cidade celeste (cf Heb 11,13s), pela via da caridade. Estando no Céu, a sua compaixão pelos seus membros que sofrem -- pois Ele é a cabeça dos membros e do corpo de todo o mundo (cf Col 2,19) -- levou-O a dizer: «Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer». Quando Ele transformou Paulo, o perseguidor, em pregador, disse-lhe do alto do Céu: «Saulo, Saulo, porque Me persegues?» (At 9,4). Quem Saulo perseguia eram os cristãos; como podia Cristo dizer que O perseguia a Ele, que estava no Céu? Mas Cristo estava nos cristãos, sofrendo com todos os seus membros, dando verdade a esta palavra: «Quando um membro sofre, todos os membros sofrem com ele» (1Cor 12,26). Suportemos, pois, os fardos uns dos outros (cf Gal 6,2), pois os outros membros devem seguir a cabeça. Se o nosso Senhor e Salvador, que não teve pecado, Se digna amar-nos, a nós pecadores, com uma afeição tão grande que afirma sofrer o que nós sofremos, porque é que nós, que somos pecadores e podemos resgatar os nossos pecados através da caridade, não nos amamos com um amor tão perfeito que partilhemos, por caridade, todo o mal que é suportado por um de nós? Uma mão ou outro membro cortado do corpo já não sente nada; assim é o cristão que não sofre com a infelicidade, o infortúnio ou a morte de outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário