quinta-feira, 11 de novembro de 2021

EVANGELHO DO DIA 11 DE NOVEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 17,20-25. 
Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus quando viria o Reino de Deus e Ele respondeu-lhes, dizendo: «O Reino de Deus não vem de maneira visível, nem se dirá: "Está aqui ou ali"; porque o Reino de Deus está no meio de vós». Depois, disse aos seus discípulos: «Dias virão em que desejareis ver um dia do Filho do homem e não o vereis. Hão de dizer-vos: "Está ali", ou "Está aqui". Não queirais ir, nem os sigais. Pois assim como o relâmpago, que faísca dum lado do horizonte e brilha até ao lado oposto, assim será o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro tem de sofrer muito e ser rejeitado por esta geração». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Imitação de Cristo 
tratado espiritual do século XV, 
Livraria Moraes, 1959 LivroII,capítulo1,1-3 
Permanecer no Reino de Cristo 
«O Reino de Deus está dentro de vós», 
diz o Senhor.
Vai, alma fiel, prepara o teu coração para este Esposo, para que Se digne vir a ti e em ti habitar. Na verdade, Ele diz assim: «Se alguém Me ama, ouvirá a minha palavra; e viremos a ele e nele faremos morada» (Jo 14,23). Dá, pois, lugar a Cristo e nega a entrada a todos os outros. Quando possuíres Cristo, serás rico e Ele te bastará. Ele será o teu guia e o que cuidará de ti fielmente em todas as coisas, para que não necessites de esperar nos homens. Na verdade, os homens depressa mudam e faltam; mas Cristo permanece eternamente, e com firmeza acompanha até ao fim. Não se deve colocar grande confiança no homem, frágil e mortal, ainda que seja útil e amado; nem nos devemos entristecer se às vezes nos trair ou contradisser. Aqueles que hoje estão contigo podem ser-te contrários amanhã, e vice-versa: mudam muitas vezes, como a brisa. Põe toda a tua confiança em Deus, e que Ele seja teu temor e teu amor. Ele por ti responderá e fará como for melhor. Não tens aqui cidade de repouso, e onde quer que estejas és estranho e peregrino; e nunca terás repouso, a não quando estiveres intimamente unido a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário