segunda-feira, 11 de outubro de 2021

EVANGELHO DO DIA 11 DE OUTUBRO

Evangelho segundo São Lucas 11,29-32.
Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e há de condená-los, porque veio dos confins da Terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Simeão o Novo Teólogo
Monge grego(949-1022) 
Hinos 42, SC 196 
No dia do Juízo, 
a minha palavra elevar-se-á 
Eu sou o Pastor e Mestre de quantos o desejarem; dos outros, sou o Criador, sou o seu Deus por natureza, mas não sou o Rei, nem o Guia, de quantos não pegarem na sua cruz para Me seguir; esses, com efeito, são filhos do Adversário, seus escravos e seus instrumentos. Vê estes mistérios tremendos, vê a sua inconsciência, vê e geme por eles, se puderes, a toda a hora. Com efeito, sendo embora chamados da obscuridade à luz que não tem ocaso, da morte à vida, dos infernos ao Céu, do provisório e do corruptível à glória eterna, enfurecem-se contra quem os ensina, urdindo toda a espécie de armadilhas, preferindo morrer a abandonar as trevas e as obras das trevas para Me seguirem. Não os obrigues a fazer o que lhes ensinas, mas repete-lhes as minhas palavras e exorta-os a observá-las, pois dar-lhes-ão a vida eterna; e estas palavras erguer-se-ão quando Eu vier no dia do Juízo, e julgá-los-ão a todos, um por um, segundo o seu mérito, enquanto tu estarás isento de responsabilidade e de qualquer condenação, porque não dissimulaste a prata das minhas palavras, mas prodigaste a todos tudo quando tinhas recebido. É isso que Me agrada, é essa a obra dos meus apóstolos e dos meus discípulos, que agiram segundo os meus mandamentos: proclamar-Me Deus em todo o mundo, ensinar aminha vontade e comunicar as minhas ordens, deixando-as por escrito aos homens. Esforça-te, pois, por agir e ensinar como eles. Esforça-te por te salvares, tu e quantos te ouvem, caso encontres neste mundo algum homem que tenha ouvidos para ouvir, e que escute as tuas palavras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário