terça-feira, 10 de agosto de 2021

EVANGELHO DO DIA 10 DE AGOSTO

Evangelho segundo São João 12,24-26. 
Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará.
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Agostinho(354-430) 
Bispo de Hipona(norte de África), 
doutor da Igreja 
Sermão 302,para a festa de São Lourenço 
«Ele distribui do que é seu, dá aos pobres; 
a sua prosperidade subsiste para sempre»(Sl111,9) 
São Lourenço era diácono em Roma e os perseguidores da Igreja pediram-lhe que entregasse os tesouros da Igreja. Para obter um verdadeiro tesouro no Céu, ele sofreu tormentos cujo relato causa horror: foi deitado numa grelha. sobre as chamas. No entanto, triunfou de todas as dores físicas, pela extraordinária força que extraía da sua caridade e do auxílio daquele que o tornava inquebrável: «Pois nós somos obra sua, criados em Jesus Cristo em vista das boas ações que Deus de antemão preparou para as praticarmos» (Ef 2,10) Lourenço provocara a cólera dos perseguidores dizendo-lhes: «Tragam-me várias carroças onde eu possa levar-vos os tesouros da Igreja» Trouxeram-lhas; ele encheu-as de pobres e enviou-lhos, dizendo: «Eis os tesouros da Igreja». Nada mais verdadeiro, meus irmãos: é nas necessidades dos pobres que está a riqueza dos cristãos, se compreendermos bem como fazer frutificar o que possuímos. Há sempre pobres entre nós; se lhes confiarmos os nossos tesouros, não os perderemos.
São Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário