quarta-feira, 9 de junho de 2021

JOSÉ DE ANCHIETA Jesuíta, Santo - 1534-1597

José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534 na aldeia de San Cristobal de la Laguna (Tenerife, Ilhas Canárias). Ingressou na Companhia de Jesus na Província de Portugal em 1º de maio de 1551. Dois anos depois, foi José de Anchieta, Jesuíta, Beato enviado ao Brasil. “Tinha apenas vinte anos - escreve o Padre Daurignac em sua“ História da Companhia de Jesus ”- acabava de entrar na Companhia de Jesus, no Brasil, e para iniciar o noviciado o Padre Nóbrega o enviou para oferecer condições de paz aos uma tribo inimiga chamada Tamuyas. Mas esses selvagens, que não queriam paz, respondem ao jovem noviço apontando-lhe o dia em que o comerão em uma de suas horríveis solenidades. José de Anchieta olha para eles, seu rosto não trai a menor emoção, um sorriso gentil desliza em seus lábios, ele diz gentilmente, mas com voz confiante: - Não tenho nada a temer a não ser somente de Deus, e a hora da morte não chegou para mim. Ele continua entre os Tamuyas dos quais poderia ter fugido, e que não conseguem entender essa calma e coragem diante de suas ameaças de morte. O herói fala-lhes do Evangelho que lhes traz, da cruz de Jesus Cristo que salvou o mundo e que os salvará, e se faz ouvir, é amado e admirado, venceu os Tamuyas de quem faz cristãos. " Aqui está, pois, a primeira tarefa, a primeira missão deste intrépido jesuíta que só estava interessado na glória de Deus e na salvação das almas. Apesar da chegada dos protestantes, que se dividiam entre si, o bom e santo jesuíta continuou seu ministério com sucesso e um número impressionante de conversões, onde os milagres eram muitas vezes a confirmação de sua boa doutrina e sua união íntima e inabalável com o pastor. supremo, Jesus Cristo. No seu amor a Cristo, dedicou-se inteiramente a promover, à luz do Evangelho, o bem dos indígenas, tanto a nível humano como cristão. À custa de uma atividade apostólica múltipla e incansável, ele continuou esta obra até sua morte. Ordenado sacerdote em 1566 e escolhido Superior das comunidades de São Vicente e de São Paulo, foi nomeado, dez anos depois, Provincial de toda a missão do Brasil, cargo em que se manifestou durante dez anos Superior pleno de sabedoria e um guia notável. José de Anchieta foi o primeiro a redigir uma gramática da língua dos indígenas que evangelizou; ele também foi o primeiro a redigir um catecismo na mesma língua; conforme exigia a sua missão de missionário e apóstolo, procurou todos os meios possíveis para aliviar a situação dos indígenas e tudo fez para elevar o seu nível de vida, tanto em termos humanos como sociais e morais. Isso logo se tornou conhecido em todo o Brasil; por isso foi chamado por todos de “o apóstolo do Brasil”. Ele morreu em 9 de junho de 1597 em Reritiba; esta cidade leva hoje, em sua homenagem, o nome de Anchieta. João Paulo II o inscreveu entre os Beatos em 22 de junho de 1980. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário