quarta-feira, 19 de maio de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - Sagrada Família.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
MISSIONÁRIO REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
A Sagrada Família é uma família humana.
 
Após a festa do Natal, celebramos a festa da Sagrada Família de Nazaré. Como a encarnação do Filho de Jesus acontece no processo humano, assim também a família de Nazaré entra como realidade natural para o desenvolvimento do Homem-Deus, Jesus Cristo, Redentor do mundo. Pelo fato de ser natural, temos poucas informações sobre a infância, juventude e vida madura do Homem de Nazaré, filho do Carpinteiro e cuja Mãe se chamava Maria. Dizer que a bíblia não fala desta fase, não é verdade, pois fala tudo. No evangelho de São Lucas temos diversos fatos muito humanos de Jesus. Mas, sobretudo as palavras: “Jesus crescia em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2,52). Aí está tudo. Como era Jesus, sua vida e sua família? Como você é e vive em sua família. Também, eles tinham problemas. 
Imitar os exemplos. 
A festa da S. Família tem também por finalidade valorizar a vida de família apresentando a família de Nazaré como modelo e exemplo. Usando a palavra exemplo não queremos sugerir o sentido de imitação. Mas exemplo do sentido de testamento: fazer o que fizeram, continuando em nossas famílias o mesmo caminho de santidade e humanidade, vividos por esta santa família. Podemos responder à questão: como ser família hoje? É uma questão que nos incomoda muitíssimo porque a família está sendo a maior crise do mundo atual. Como ser família hoje? Muito simples: basta ser como a família de Nazaré. Basta colocar Jesus em nosso meio e educá-lo, fazê-lo crescer em sabedoria, idade e graça diante de Deus e da comunidade, como fizeram Maria e José. Devia ser muito interessante. Assim não imitaremos a família de Nazaré, mas seremos a outra família de Nazaré que mora em todas as pequenas e grandes cidades do mundo. Podemos ser iguais a eles nas condições em que vivemos. 
Essa você escolheu com amor. 
Quais as virtudes fundamentais da família? Uma contínua escolha de amor! As leituras apresentam as virtudes fundamentais da vida familiar: respeito, atenção, cuidado com os mais idosos (Eclo 3,3-17), sentimentos de bondade, suportar uns aos outros perdoando: ao amor é sempre a base, pois nele está a perfeição (Cl 3,14). Deixar-se guiar pela Palavra de Deus ( Cl 3,16) e respeitar através da obediência para que a paz reine. Sobretudo manter a opção pelo amor. Hoje conto um fato a respeito da família: Kathrine, linda menina de 5 ou 6 anos, filha de um simpaticíssimo casal que vive em Roma, em um momento de brincadeira familiar, deu ao pai uma resposta de grande sabedoria. O pai, brincando, lhe diz: filha, que acha de a gente dar a mamãe em troca de duas outras de menos idade? A resposta é como aquelas que Jesus dava aos doutores no templo: Non, questa hai scelto con amore. Não, não pode, pois esta o senhor escolheu com amor. Assim vemos que somente a escolha com amor é que justifica criar uma vida de família. 
Leituras: Eclesiástico 3,3-7.14-17; 
Colossenses 3,12-21; Lucas 2,41-52
Homilia da festa da Sagrada Família(28.12)
EM DEZEMBRO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário