quinta-feira, 20 de maio de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - Festa da Mãe de Deus.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
MISSIONÁRIO REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Receita de Mãe para um Ano Novo.
 
Não á coisa mais certa do que gostar das receitas da mãe. E quando estas receitas já possuem um quê de curativo, nem que seja para massagear coração, melhor ainda. Agora, no início deste ano queremos pegar uma destas velhas receitas para bem viver o ano. Não podemos pensar num horóscopo 2004, mas quem sabe, nas linhas do coração da Mãe, ler nosso futuro ano. Celebramos hoje a festa da Mãe de Deus, dom proclamado dogma no concílio de Éfeso (431). Esta festa está no primeiro dia do Ano, dentro do ciclo do Natal, recordando o grande dom que Maria teve que ser a Mãe do Filho de Deus. A oração da missa reza: “Dai-nos sempre contar com sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida”. As leituras trazem mostram a grande revelação: Deus promete uma bênção (1ª leitura), mostra a adoção de filhos (2ª leitura). E Maria apresenta Jesus aos pastores. Dá o nome de Jesus = Deus salva (Evangelho). 
Receita nº 1: Você é ser uma bênção para os outros. O livro dos Números diz: “Ao abençoar os filhos de Israel dizei-lhes. O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!”. Sua felicidade vai será grande se você for uma bênção para os outros, mostrando-lhes um rosto onde brilhe a face de Deus pela bondade e pela paz. 
Receita nº 2: Você é filho adotivo de Deus, por isso irmão dos outros filhos de Deus. A razão de ser irmão não é uma fraternidade social. Mas provém do grande dom que nos foi dado pelo Filho de Deus, nascido de Maria: a filiação adotiva. Esta filiação não só dá direito a uma herança no céu, mas também de poder de abraçar o Pai, chamando-o de Abbá, ó Pai (Paizinho). Você terá um ano feliz que viver este dom de poder chamar a Deus de Pai com todo direito. E este dom é sustentado pelo Espírito que reza conosco esta palavra Pai. 
Receita nº 3: Meditar com o coração, isto é, meditar amando. Maria apresentou o Menino aos pastores. Deve ter sido uma cena linda. Santo Afonso canta que os pastores chegaram tímidos e foram se aproximando, começaram a tocar o Menino, depois pediram para pegá-lo e o beijavam e mordiscavam as mãos gordinhas. Cena de imensa ternura. Maria também se tocava com aquela cena. Quanto carinho os pastores devem ter sentido. “E Maria conservava todas estas coisas meditando-as o seu coração”. Meditar com o coração, amando. É preciso render-se à ternura de Deus e deixar o coração derramar-se de felicidade pelo que Deus. É importante discorrer sobre as coisas da vida e de Deus com o coração de Maria e com o coração do pastor menino. Assim você poderá chegar ao 2005 com toda a bênção de Deus, com o rosto cheio de luz. Feliz Ano Novo. Muito Feliz Ano Novo. De coração. 
Leituras: Números 6,22-27; 
Gálatas 4,4-7; Lucas 2,16-21 
Homilia da Festa da Mãe de Deus (01.01)
EM JANEIRO DE 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário