sábado, 8 de maio de 2021

EVANGELHO DO DIA 8 DE MAIO

Evangelho segundo São João 15,18-21. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos separou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia. Lembrai-vos das palavras que Eu vos disse: "O servo não é mais do que o seu senhor". Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou».
Tradução litúrgica da Bíblia 
Beato Charles de Foucauld(1858-1916) 
Eremita e missionário no Saara 
§ 42, Salmo 21 
«Se Me perseguiram a Mim, 
também vos perseguirão a vós» 
Quando formos abandonados por todos os homens, tentados pelo demónio e Deus Se esconder de nós, quando sofrermos todas as dores do corpo e da alma, agradeçamos a Deus, rejubilemos e exultemos de alegria (cf Lc 6, 23), porque andaremos de mão dada com Jesus. Quando, orando dia e noite, permanecermos na escuridão, na dor e na amargura do sofrimento, quando rezarmos pelo que devemos rezar e não formos atendidos, quando o mal - o mal moral, o pecado - continuar a inundar-nos e a inundar o que nos rodeia, agradeçamos a Deus, rejubilando e exultando de alegria, porque andaremos de mão dada com Jesus. Quando formos desprezados por todos, o último dos homens, quando nos apedrejarem, em sentido próprio ou em sentido figurado, quando os desconhecidos troçarem de nós e os conhecidos nos desdenharem e ridicularizarem, quando formos caluniados e desprezados, agradeçamos a Deus de todo o coração, rejubilando e exultando de alegria, porque andaremos de mão dada com Jesus. Quando escarnecerem de nós e nos lançarem injúrias pela rua, e ao passarem junto a nós nos cobrirem de ridículo e nos disserem palavras trocistas ou grosseiras, agradeçamos a Deus com alegria e reconhecimento profundos, rejubilando e exultando de alegria, porque andaremos de mão dada com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário