Santo espanhol nascido em Almodóvar del Campo, próximo de Toledo. De espírito reformista, foi um do maior pregadores do seu tempo, tornando-se conselheiro de bispos e nobres, diretor de almas, coluna da Igreja. Foi um defensores da Contra-Reforma católica no século XVI. Foi pai espiritual de um grande número de santos na Espanha de sua época.
Descente de uma família de judeus convertidos e de boas posses, era filho único de Alonso de Ávila e Catarina Xixón. Aos 14 anos, entrou para a famosa Universidade de Salamanca para estudar Direito. Porém seu apego à fé em Jesus Cristo pesou mais fortemente e abandonou os estudos, voltando para casa.
Depois de três anos de profunda dedicação à religiosidade, dirigiu-se à famosa Universidade de Alcalá com o objetivo de seguir o sacerdócio. Lá estudou filosofia e teologia. Foi discípulo do renomado Domingos de Soto. Foi ordenado sacerdote.
Com a morte dos pais, vendeu sua grande fortuna em heranças, distribuiu o valor aos necessitados e passou a viver de esmolas. Dirigiu-se a Sevilha com o intuito de embarcar para as Índias, mas foi persuadido a permanecer na Espanha, onde deu início à sua brilhante carreira apostólica, que o tornaria conhecido como o grande Apóstolo da Andaluzia.
Autor e diretor espiritual cuja liderança religiosa a Espanha durante o século XVI, morreu em Montilla, de problemas renais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário