terça-feira, 9 de março de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Recapitular o universo em Cristo”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Missão de todos.
 
As grandes missões de Jesus são grandes ofertas ao mundo. Veio da parte do Pai para implantar um Reino que, iniciando aqui e continuando na eternidade, consiste em criar o dinamismo do amor e ser caminho para a felicidade já e na vida futura. Por isso associa pessoas para anunciar estas grandezas. Quem são estes enviados de Deus? Somos todos nós e alguns de modo particular. Deus não muda o mundo com milagres ou em um estalar de dedos. O Reino cresce como uma plantação: cresce lentamente, necessitando a ajuda de todos, e de cada um em particular. Precisamos tirar da idéia que as tarefas são sempre para os outros. Ele escolheu cada em particular. Cada um a seu modo e, com suas capacidades, cumpre esta missão. Ele nos fez conhecer o mistério de sua vontade (Ef. 1,9). A colaboração de cada um é sempre grande. 
Jesus envia todos. 
Jesus tem uma missão muito clara: mudar o mundo em profundidade. Deus quis fazer de Cristo o coração do mundo. Quer mudar o interior, por isso diz: “Deu-lhes poder sobre os espíritos imundos”(Mc 6,7). Todo mal é identificado com um espírito impuro. Todos são enviados com este poder. Podemos transformar o mundo através das atividades de nossa vida, palavra e atitudes pessoais. Sendo bom e correto, mesmo que não diga uma só palavra, você é um enviado de Deus que tira o pecado do mundo. Você é o primeiro impulso para esta transformação. É deste testemunho, mais do que de palavra, que Deus precisa. Também a palavra é boa e até necessária a quem pode. Esta palavra não é só a pregação da Igreja. Ela é a água que brota da fonte de seu coração. Diz S.João: “de seu seio jorrarão rios de água viva, Ele falava do Espírito Santo que receberiam todos os que nEle acreditassem”(Jo 7,38-39). O fato de educar os filhos, alunos, pessoas com as quais se convive, para o caminho da verdade, já é pregação e, a mais fecunda. E os discípulos curavam a todos (Mc 7,12). 
O drama da recusa. 
Jesus já previu que alguns vão recusar seus enviados. É a liberdade de escolha, ou o mau resultado de sua escolha. O profeta Amós é um exemplo vivo. Ele é um agricultor que vem pregar diante do rei. Há muitos que pregam e profetizam diante do rei, mas para agradar. São os falsos profetas que falam muito e bonito, como vemos no mundo da mídia. Falam o vazio, mesmo dizendo que estão falando em nome de Deus. O profeta Amós, porque fala a verdade, é expulso (Amós 7,12-15).Os discípulos serão recusados, nós também, por pregarmos uma moral justa, uma verdade exigente, mas que salva. Mas temos certeza de que estarmos transformando o mundo e implantando este mundo novo. A atitude fundamental que vai nos manter na força da missão é o reconhecimento de sermos amados e escolhidos para sermos santos e irrepreensíveis a Seus olhos no amor”(Ef 1,4). Fomos libertados pelo Seu sangue (Ef 1,7-8). Assim levamos o mundo a se voltar para Cristo que é a cabeça do universo (Ef 1,10). 
(Amós 7,12-15; Efésios 1,3-10; 
Marcos 6,7-13)
Homilia do 15º domingo do Tempo Comum
EM JULHO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário