sábado, 7 de novembro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Revelando os segredos do Reino”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Jesus continua
proclamando o Reino através de suas parábolas. De seus lábios saem os segredos de Deus sob formas de pequenas parábolas que nos dão as chaves para tomar posse de todo este tesouro que nos é entregue. Na liturgia deste domingo é-nos ensinada a verdadeira vida, isto é, como viver com sabedoria. 
A posse dos segredos do Reino está clara nas parábolas: escolha e coragem de dar tudo por ele. “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra ... cheio de alegria, vende o que tem e compra o campo”. É como o comprador de pedras preciosas. “Achando uma de grande valor, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”...”É como uma rede lançada ao mar que pega todo tipo de peixe. Quando está cheia, os pescadores separam os bons dos ruins”. O Reino é uma escolha que exige total entrega: vender tudo, separar tudo e se definir pelo escolhido. Cheio de alegria, diz o evangelho, vende tudo. São Paulo diz: “o que era para mim lucro eu o considero como perda, por amor de Cristo. Mais ainda: tudo eu considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele, eu perdi tudo e tudo tenho como esterco para ganhar a Cristo e ser achado por Ele” (Fil 3,7-9). O grande valor do Reino existe porque descobrimos a Cristo. Para vivê-lo vale a pena perder tudo. Aliás, não se perde, deixa-se de lado em busca do melhor. Basicamente, cristianismo e fé, são a escolha de uma Pessoa concreta, de um modo de vida bem definido. Por este Reino, aqueles que se decidiram por Jesus, deixaram tudo. Isso não significa fugir da realidade, não dar valor às coisas que existem, mas colocar cada coisa em seu lugar e em dependência do que se escolheu: o Reino. 
Esta é a sabedoria que viveram todos e todas que tomaram tal atitude. Temos como exemplo a figura do jovem rei Salomão que, ao receber de Deus a proposta “pede-me o que desejas e eu te darei”, responde: quero a sabedoria para governar vosso povo. E Deus responde: “Já que não me pediste riquezas, longos dias de vida, nem a morte dos teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente...e dou-te também o que não pedistes: riquezas e glória tais que não haverá entre os reis quem te seja semelhante”. Vender tudo para ter o tesouro escondido ou a pedra preciosa, significa deixar tudo para ter tudo. 
Nesta bela síntese de Jesus, São Paulo completa: “Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus”. A escolha vocacional fundamental é dar tudo pelo Reino de Jesus. A partir deste momento temos tudo, pois Ele é o tudo. Leituras: 1 Reis, 3,5.7-12; Romanos 8 28-30; Mateus 13,44-52)
Homilia para 17º domingo do Tempo Comum 
Em Agosto de 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário