domingo, 8 de novembro de 2020

EVANGELHO DO DIA 8 DE NOVEMBRO

Evangelho segundo São Mateus 25,1-13. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «O Reino dos Céus pode comparar-se a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, foram ao encontro do esposo. Cinco eram insensatas e cinco eram prudentes. As insensatas, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo, enquanto as prudentes, com as lâmpadas, levaram azeite nas almotolias. Como o esposo se demorava, começaram todas a dormitar e adormeceram. No meio da noite ouviu-se um brado: "Aí vem o esposo; ide ao seu encontro". Então, as virgens levantaram-se todas e começaram a preparar as lâmpadas. As insensatas disseram às prudentes: "Dai-nos do vosso azeite, que as nossas lâmpadas estão a apagar-se". Mas as prudentes responderam: "Talvez não chegue para nós e para vós. Ide antes comprá-lo aos vendedores". Mas, enquanto foram comprá-lo, chegou o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial; e a porta fechou-se. Mais tarde, chegaram também as outras virgens e disseram: "Senhor, senhor, abre-nos a porta". Mas ele respondeu: "Em verdade vos digo: não vos conheço". Portanto, vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Ambrósio(340-397) 
Bispo de Milão, doutor da Igreja 
Sobre a virgindade, PL 16, 283-286 
«Encontrei-o e já não o deixarei»(Cant3,4)
Tu, que és uma das virgens que fazem resplandecer com luz espiritual a graça do seu corpo, tu, que és justamente comparada com a Igreja, tu, que velas no teu quarto durante a noite, pensa em Cristo, espera a sua vinda a todo o momento. Cristo entra com as portas fechadas, e não pode deixar de vir, dado que prometeu que o faria. Abraça, pois, aquele que procuraste; aproxima-te dele e serás iluminada. Retém-no. Pede-Lhe que não Se vá já embora. Pede-Lhe que não Se afaste. «A Palavra de Deus corre veloz» (Sl 147,15) e não se deixa apanhar pelos sonolentos, nem reter pelos negligentes. Que a tua alma venha ao seu encontro. Segue as pegadas desta Palavra vinda dos Céus, pois ela passa rapidamente.E como poderás apanhar a Cristo? Não o farás com as malhas de uma rede, mas com os laços do amor. Só as correias do espírito conseguem prendê-lo, só o afeto do coração consegue retê-lo. Se queres reter a Cristo, procura-O continuamente, sem temeres a fadiga. Muitas vezes, é entre suplícios e sob a mão dos perseguidores que melhor se encontra a Cristo. Instantes depois de teres escapado às mãos dos perseguidores, Cristo virá ao teu encontro, a fim de não sucumbires aos poderes do mundo e para evitar que a tua provação se prolongue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário