quarta-feira, 16 de setembro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Eu sou a ressurreição e a vida”!

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Jesus se nos apresenta no evangelho deste 5º domingo como aquele que dá a vida. Continuamos a reflexão deste tema a partir do Batismo. Ele é a água viva que jorra para a vida eterna é a luz, (Jo 4,14). Ele é a luz que dá a luz da fé ao cego (Jo 9,1-39). Ele é a ressurreição e a vida (Jo 11,25). Aquele que é batizado é mergulhado nas águas. Morre para o mal e pela fé começa a ver a vida nova que recebe através da Ressurreição de Jesus. No batismo Ele é nossa ressurreição também. Assim se completa o quadro da referência do Batismo à pessoa de Jesus. 
No evangelho de João, lemos a ressurreição de Lázaro. Todos os milagres de Jesus são impressionantes, provocam a fé e a conversão. Mas ressuscitar um homem morto há 4 dias, é já demonstração clara da divindade de Jesus. Só Deus pode dar a vida. Aquele em quem acreditamos no ato de fé dá-nos a vida. Ressuscita-nos para a vida eterna que começa no ato e nosso batismo. Jesus era amigo de Lázaro e de suas irmãs. Deus se faz próximo de cada um de nós num gesto não somente de um amor espiritual e geral por todos. Eram amigos. Amavam-se com um amor particular. A amizade é também fruto da vida nova. Jesus, mesmo sabendo que iria ressuscitar Lázaro, emociona-se fortemente, diante da dor de Maria e Marta. A emoção não prejudica nossa fé. 
Quando Marta diz a Jesus que Lázaro não teria morrido se Ele estivesse ali, Jesus responde dizendo que ele viverá. Marta aceita as palavras de conforto e professa sua fé na ressurreição dos mortos. Então Jesus faz a proposta de fé “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo se estiver morto viverá e todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre? Crês isto”. Marta faz a profissão de fé “Eu creio que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. Ela não diz creio que o Senhor o ressuscitará, mas que é Deus e fonte de toda vida física e eterna. O ato de fé é na pessoa de Jesus, Filho de Deus que dá toda vida. 
O profeta Ezequiel promete tirar-nos da sepultura, infundir o Espírito e introduzir na terra da promessa. É o processo de nosso batismo O pecado é uma sepultura. O batismo pela fé em Jesus, ressuscita-nos e nos introduz na vida de Deus, que é a vida eterna já. Mas também nos introduz em um corpo chamado Corpo de Cristo que é a Igreja, organismo visível da comunidade e ao mesmo tempo espiritual que é a união com todos os irmãos. Recebemos também o Espírito Santo que é o construtor desta vida espiritual com Cristo. Conseqüência desta vida nova é viver segundo o Espírito e não segundo a carne. Este Espírito que mora em nós vai ressuscitar nossos corpos, como diz S. Paulo aos Romanos. 
(Leituras- Ezequiel 37,12-14; 
Romanos 8,8-11; João 11,1-45) 
Homilia do 5º Domingo da Quaresma 
15 DE MARÇO DE 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário