segunda-feira, 3 de agosto de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Meios de santificação

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Disse um grande escritor:
-“O século 21 ou será um século de santos ou não existirá”. 
O único modo de se viver neste século será através de uma vida santa. Temos visto de fato que há um movimento mundial de espiritualidade em todas as religiões e mesmo entre gente sem fé. Procura-se uma espiritualidade. Se bem que espiritualidade só acontece através de Jesus no Espírito Santo, este espiritualismo é um campo fértil para se plantar a verdadeira espiritualidade. Espiritualidade não pode se uma moda, mas um caminho de vida na comunidade. Quais são as sugestões para se fazer uma verdadeira espiritualidade e uma santidade que nos façam viver este século com consistência e coerência? Pode ser uma pretensão apresentar caminhos de espiritualidade, mas é uma necessidade faze-lo.  
Há 4 dimensões no caminho da santidade: relacionamento com Deus, com os outros, com o mundo e consigo mesmo. Na harmonia destas dimensões, nós podemos compor o quadro que nos conduz à verdadeira vida. 
Deus é nosso Pai e Dele somos filhos. Nesta dimensão o prático importante é sentirmo-nos amados por Deus, isto é, acolher seu amor. Acolher o amor é tê-lo como Pai e Senhor do qual saímos e para o qual voltamos. Deus não é nosso empregado. 
O outro é o irmão. A fraternidade é substancialmente necessária para a santidade, pois Jesus nos ensina o caminho do amor ao próximo como o seu mandamento. Eis o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Toda santidade passa pelo amor e serviço ao próximo, sobretudo ao mais próximo. Todos os males que passamos na sociedade provêm, na sua maioria da falta de amor ao próximo. 
O mundo, a natureza, é uma outra dimensão necessária. Se não temos um relacionamento sereno com a natureza, ou a destruímos ou ela se torna destruidora de nossa vida. As coisas materiais não são deuses que nos dirigem, mas dons recebidos para serem usados, amados e promovidos. Viver em harmonia com a natureza é uma riqueza para Deus. 
A dimensão do próprio eu, a nossa realidade é a base da espiritualidade. Já diz o provérbio teológico: a graça supõe e natureza. Para que haja um bom desenvolvimento espiritual nossa natureza humana exerce o papel de trilho pelo qual vamos a Deus. Ele nos fez corpo e alma. Sem corpo a alma não pode viver neste mundo. É, pois, a partir do corpo que iniciamos a caminhada para Deus. É neste corpo ressuscitado que glorificaremos a Deus. Não se esqueça que é você que deve fazer este caminho e não outro por você.
06 DE NOVEMBRO DE 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário