sexta-feira, 7 de agosto de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Mas ainda não é o fim”!

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Não é preciso fazer esforço para analisar a situação do mundo a partir do Evangelho. São Lucas comenta no capítulo 21,5-18 sobre as convulsões que acontecerão no mundo, como pudemos ouvir domingo passado. Ele mostrou-nos as palavras de Jesus sobre os desastres, acidentes e convulsões do mundo. Ali se fala de guerras, revoluções, terremotos, fomes, pestes. Fala-se dos profetas que anunciam dizendo que o fim está próximo. Fala-se das perseguições, prisões e morte dos fiéis a Jesus. Com isso alguns começam a pregar sobre o fim do mundo que está próximo. Desde quando isso é novidade para o mundo? Quando não houve guerra? Terremotos? Fome? Pestes? Quem não ouviu falar da peste negra que matou um terço da população da Europa? As guerras são tão velhas quanto o mundo. O evangelista comenta que ainda não é o fim. 
Jesus acentua a perseguição aos filhos da Igreja. Este século XX foi o século do arbítrio e assassínio dos justos. De todos os povos, raças e línguas foram sacrificados os inocentes e os que procuram a justiça e a fé em Deus. Jesus anuncia que haverá perseguição, prisão, julgamento e muitos serão mortos. Podemos ler isso também no livro do Apocalipse. Sempre houve perseguição. O interessante é a força que Jesus coloca no testemunho dos seus discípulos: Não precisam preparar a defesa, pois lhes serão dadas palavras acertadas. Mesmo que a família seja o primeiro inimigo. Jesus garante uma segurança tão grande que nem um fio de cabelo cairá. Perseverando ganharemos a vida. 
A fé do cristão não o tirará das dificuldades da vida, pois além das guerras, há a luta da vida que é muito mais dura e difícil de ser debelada. No momento atual há uma grande necessidade de se ficar firme na fé contra toda pressão do mundo da televisão, firme contra os ataques dos fracos na fé, firme no ataque dos falsos profetas que mudam as palavras de Jesus para fazer um evangelho diferente. Existem aqueles que, apelando a supostas aparições de Nossa Senhora usam esta mesma linguagem. A barca de Pedro é balançada por fortes ondas. Mas Ele está dentro do barco, adormecido, mas presente. É ocasião de testemunhar a fé. “Não tenhais medo, eu venci o mundo!” 
Sobre esta onda de fim de mundo e ameaças das dificuldades que poderemos passar, necessitamos de serenidade, como diz S.Paulo, comendo nosso pão com tranqüilidade. Não temos o que temer, pois Ele nos garante a vida não só agora, mas também depois. Mesmo que percamos tudo, temos a Vida. Vivemos das certezas que Jesus nos dá de sua presença e sua força em meio a tantos acontecimentos dolorosos. A figura deste mundo passa, mas a fé não. Mantenhamo-nos firmes na fé, fiéis em tudo para viver com Ele.
20 DE NOVEMBRO DE 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário