sexta-feira, 8 de maio de 2020

EVANGELHO DO DIA 8 DE MAIO

Evangelho segundo São João 14,1-6. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar? Quando eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho». Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?» Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Teodoro Estudita
(759-826)
Monge de Constantinopla 
Catequese 11 
Segui o caminho do Céu! 
Dia após dia, segui o caminho de Deus, mantendo-O estreitamente ligado a vós pelas suas promessas; com efeito, Ele próprio declarou, por meio dos apóstolos, a todos os que procuram a sua vontade e os seus testemunhos (cf Sl 118,31,LXX), que estaria com eles até ao fim do mundo (cf Mt 28,20), onde nem caminhos nem vestígios fossem conhecidos (Sl 76,20), como disse o divino David nos seus cânticos. Porém, está presente de forma invisível aos olhos da inteligência, dando-Se a ver àqueles que têm um coração puro e conversando com eles. Segui, pois, o vosso caminho. Tomai as asas do amor de Deus para voardes como as nuvens (cf Is 60,8), elevados acima das armadilhas deste mundo. Ungi os vossos pés com o óleo da alegria (cf Sl 44,8) e da temperança. Não atravanqueis o caminho estreito do Senhor com os vossos passos preguiçosos. Se, na vossa pusilanimidade, tendes sede, bebei da água da paciência (cf Ecl 15,3); se, na vossa atonia espiritual, tendes fome, comei do pão que alimenta e fortifica o coração do homem (cf Sl 103,15): a palavra da sabedoria e da coragem. Recolhei o hábito e estai prontos a agir, olhar para o alto e não carregueis sobre vós esses fardos esmagadores que são os vossos maus quereres; pois, àquele que faz a viagem da Terra até ao Céu, basta-lhe seguir o seu caminho com diligência, sem se sobrecarregar com pesos suplementares. Sede fortes no Senhor; subi à montanha de Deus, à sua morada santa (cf Is 2,3), com Isaías, o profeta da voz poderosa. Que ninguém fique para trás, que ninguém se sente; ajudai-vos uns aos outros, todos enraizados em firme caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário