segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

EVANGELHO DO DIA 13 DE JANEIRO

Evangelho segundo São Marcos 1,14-20. 
Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo António de Lisboa(1195-1231) 
franciscano, doutor da Igreja 
Sermão para a festa de São João Evangelista 
«Disse-lhes Jesus: "Vinde comigo"» 
«Vinde comigo!» Jesus diz estas palavras [...] a todos os cristãos. Vinde comigo, nu como Eu estou nu, livre de qualquer peia como Eu o estou. Diz Jeremias: «Chamar-me-ás "meu Pai", e não te afastarás de mim» (Jer 3,19). Vem comigo, pois, e poisa os fardos que carregas; com efeito, não podes seguir-me assim carregado pois Eu avanço a correr. «Corri cheio de sede» (Sl 61,5, LXX), diz o salmo sobre Mim: a sede de salvar a humanidade. E para onde correu? Para a cruz. Corre também com Ele, pois assim como Ele carregou a sua cruz por ti, toma tu a tua, para teu bem. Donde estas palavras do evangelho de Lucas: «Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo», renunciando à sua própria vontade, «tome a sua cruz», mortificando as suas paixões, «de cada dia», continuamente, «e siga-Me» (Lc 9,23). [...] Jesus dirige-Se a nós como uma mãe que, querendo ensinar um filho pequeno a andar, lhe mostra um pão ou uma maçã e lhe diz: «Vem comigo e eu dou-to». E, quando a criança está tão perto que está prestes a agarrar a maçã ou o pão, afasta-se mais um bocadinho, continuando a mostrar-lhos e a dizer: «Vem comigo se o queres». Há certas aves que empurram as crias para fora do ninho e, voando, as ensinam a voar e a segui-las. Jesus faz a mesma coisa: apresenta-Se como exemplo, prometendo-nos a sua recompensa no reino para que O sigamos. «Vem comigo», pois, porque Eu conheço o melhor caminho e serei eu a conduzir-te. Lemos no Livro dos Provérbios: «Eu te instruo no caminho da sa­bedoria e te encaminho pelas sendas da justiça; ao caminhares, não serão inse­guros os teus passos; se correres, não tropeçarás» (Prov 4,11-12). Portanto, «vem comigo».

Nenhum comentário:

Postar um comentário