terça-feira, 10 de dezembro de 2019

EVANGELHO DO DIA 10 DE DEZEMBRO

Evangelho segundo São Mateus 18,12-14. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada? E se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também, não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São João Damasceno (c. 675-749) 
monge, teólogo, doutor da Igreja 
Exposição da fé ortodoxa1,PG95,417-419 
«Não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos» 
Foste Tu, Senhor, que me fizeste nascer de meu pai e me formaste no seio de minha mãe (Sl 138,13); foste Tu que me trouxeste à luz como criança inteiramente nua, porque as leis da nossa natureza obedecem perpetuamente às tuas ordens. A minha vida e a minha existência não se devem à vontade do homem nem a um impulso da carne (Jo 1,13), mas à bênção do Espírito Santo e à tua graça inexprimível. Tu preparaste o meu nascimento com uma delicadeza que está para além das leis da nossa natureza. Fizeste-me nascer, adotando-me como teu filho (Gal 4,5), e inscreveste-me entre os membros de tua Igreja santa e imaculada. Foste Tu que me alimentaste com o leite espiritual, o leite das tuas palavras divinas. Foste Tu que me fortaleceste com um alimento sólido, o corpo de Jesus Cristo, nosso Deus, teu único Filho, o santo, e me inebriaste com o cálice de Deus, que é a taça do seu sangue que dá vida, e que Ele derramou para a salvação do mundo. Tu amaste-nos, Senhor e deste o teu Filho por nós, para nossa redenção, que Ele assumiu voluntariamente e sem resistência. [...] Assim, ó Cristo, meu Deus, abaixaste-Te para me carregares aos teus ombros, a mim, a ovelha perdida (Lc 15,5), e levaste-me a pastar em verdes prados; refrescaste-me nas fontes da verdadeira doutrina (Sl 22,2) por intermédio dos teus pastores, de quem Tu próprio foste pastor antes de lhes confiares o teu rebanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário