sábado, 10 de agosto de 2019

EVANGELHO DO DIA 10 DE AGOSTO

Evangelho segundo São João 12,24-26. 
Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Agostinho (354-430) 
bispo de Hipona (norte de África), 
doutor da Igreja 
Sermão 304 
«Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna» 
O bem-aventurado Lourenço exercia as funções de diácono na Igreja de Roma. Era ele que distribuía aos fiéis o sagrado sangue de Cristo e foi aí que derramou o seu próprio sangue pelo nome de Cristo. [...] O apóstolo São João tornou manifesto o mistério da ceia do Senhor ao dizer: «Ele, Jesus, deu a sua vida por nós; assim também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos» (1Jo 3,16). São Lourenço compreendeu isto, meus irmãos, compreendeu-o e fê-lo: preparou esta oferenda para ser consumida nesta mesa. Amou a Cristo com a sua vida; e imitou-O na sua morte. E nós, meus irmãos, se O amamos verdadeiramente, devemos imitá-l'O. A melhor prova que Lhe podemos dar do nosso amor é imitar o seu exemplo: «Cristo também padeceu por vós, dando-vos exemplo, para que sigais os seus passos» (1Pe 2,21). [...] No jardim do Senhor, há verdadeiramente todo o tipo de flores: não apenas as rosas dos mártires, mas também os lírios das virgens, a hera das pessoas casadas, as violetas das viúvas. Absolutamente nenhuma categoria de pessoas, meus bem-amados, deve desesperar da sua vocação: o Senhor sofreu por todos. [...] Temos pois de compreender como pode um cristão seguir a Cristo sem ter de derramar o seu sangue nem enfrentar os sofrimentos do martírio. Diz o apóstolo Paulo a respeito de Cristo Senhor: «Ele, que é de condição divina, não considerou como uma usurpação ser igual a Deus». Que majestade! «No entanto, esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a condição de servo. Tornando-Se semelhante aos homens e sendo, ao manifestar-Se, identificado como homem» (Fil 2,6s). Como Cristo Se humilhou! Cristo humilhou-Se. Eis portanto, cristão, aquilo que está à tua disposição. «Tornando-Se obediente» (v. 8): então, porque és orgulhoso? [...] Depois de ter ido até ao fim do seu rebaixamento e de ter derrubado a morte, Cristo subiu ao Céu: vamos com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário