quinta-feira, 15 de agosto de 2019

AS BOTINAS DO VIGÁRIO FORAM PARAR NO LEILÃO

PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO
REDENTORISTA
VICE-POSTULADOR DA CAUSA
VENERÁVEL PADRE PELÁGIO SAUTER
REDENTORISTA
Padre Joaquim era muito conhecido na região pela sua caridade e liberalidade. Nenhum pobre saía sem receber alguma coisa. Tal generosidade podia também dar ocasião a muita exploração. Um andante apareceu na casa paroquial com as botinas completamente tortas — se é que ainda poderiam chamar-se botinas. Queria outro par de calçados, nem que fosse usado. O bom vigário se compadeceu daquela figura em petição de miséria, foi ao quarto, pegou um par e o entregou ao mendigo: 
- Faça bom uso. Não troque e não venda.
Pouco depois foi chamado para visitar um doente em estado grave. Ao procurar uma botina para calçar, pois fazia muito frio, constatou que havia dado o melhor e o mais novo par ao pedinte. Calçou outro, já fora de combate e jogado num canto. Saiu a pé, pois era o único jeito naquele tempo. Ao passar diante de um botequim, ouviu alguém gritando leilão: 
-"Um... dois... três... quem dá mais?" 
Os gritos despertaram sua curiosidade. O que estariam leiloando? Aproximou-se, viu tudo e pasmou: O mendigo de momentos antes, estava leiloando o par de botinas que havia ganho. O padre ficou indignado e perplexo ao mesmo tempo. Entrou, resolvido a arrematar o que fora seu.
-"Quem dá mais? Dou-lhe uma..." 
Gritou mais um lance. Ninguém rebateu. Assim as botinas voltaram para seu dono. Que cara terá feito o aproveitador da caridade alheia?
Recomende este portal aos seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário