domingo, 10 de março de 2019

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 10 DE MARÇO

Pe. Flávio Cavalca de Castro,
 redentorista
Oração da manhã para todos os dias 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
10 – 1º Domingo da Quaresma – Santos: Dinis, Crescêncio, Simplício
Evangelho (Lc 4, 1-13) Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e foi levado pelo Espírito ao deserto. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias.”
Em nosso modo de falar, ser tentado é ser convidado, atraído pelo mal. Mas, ser tentado significa também ser posto à prova, ser experimentado. Jesus foi posto à prova. Ou melhor, sua divindade foi posta à prova. No batismo no Jordão (Lc 3,21 -22) o Pai apresentou-o como seu Filho. Aproveitando uma tradição anterior, Lucas apresenta como que um drama, em que o diabo (tentador, em grego) põe à prova a divindade de Jesus. E assim Lucas ajuda-nos a ver que ele é o Filho de Deus, mas não usa sua divindade para fugir de nossa fome, nem como solução fácil para enfrentar nossas limitações humanas. Veio com poder, mas não com o poder humano dos governantes da terra. Somos postos à prova: acreditamos ou não que Jesus é o Filho de Deus, apesar de sua aparente fraqueza?
Oração
Senhor Jesus, eu e muitos de meus irmãos deixamo-nos atrair pelo poder, pela força, pelas pompas, cerimônias e aparências. Queremos ver nossa Igreja poderosa, respeitada e com grandes sucessos. No deserto nos pondes à prova; não nos ofereceis riquezas e bens da terra; não nos prometeis poder e força; nem nos ofereceis soluções fáceis e milagrosas para nossas limitações humanas. Como dizia Sta. Teresa, não é fácil ser vosso discípulo e amigo. Olhai para nós, vede como estamos longe de vossas propostas. Convertei, virai no avesso  nosso coração, para podermos compreender que vosso jeito é diferente e não jogais nem com o poder, nem com a riqueza, nem com a fama. Envia sobre nós vosso Espírito, que nos leve para o deserto onde vos podemos encontrar. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário