sábado, 5 de janeiro de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - “Para Deus não é impossível”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA - REDENTORISTA
50 ANOS CONSAGRADO
43 ANOS SACERDOTE
Só uma coisa te falta
Jesus estava sempre caminhando e encontrando as pessoas. O evangelho nos apresenta uma cena muito bonita desses encontros: “Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo e ajoelhou-se diante Dele e perguntou: ‘Bom Mestre, o que devo fazer para ganhar a vida eterna?”’. O bom homem tinha o desejo de garantir sua vida eterna. Ele reconhece em Jesus a Bondade, o Deus que é bom, por isso pede a garantia de que está no caminho certo. Estabelece-se o diálogo. Jesus lhe apresenta os sete mandamentos que se referem ao próximo. Respondendo, diz que os pratica desde a juventude. Jesus olhou para ele com amor. É uma característica forte de Jesus: manifestar que ama. Por amar apresenta seu caminho de vida: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”. Jesus tinha apresentado os mandamentos dos relacionados ao próximo. Como continuação do caminho da vida eterna ensina que há mais três mandamentos, os que se referem a Deus: “amar a Deus, santificar seu nome e prestar-lhe o culto devido”. Mesmo tendo cumprido todos os mandamentos para com o próximo, temos ainda os três outros que são a perfeição do amor. Deus quer tudo de cada um, sem reserva. A vida eterna compreende a prática externa que tem como fonte o relacionamento com Deus. Essa totalidade vai penetrar também nas atitudes relativas aos bens materiais. Eles são bons, mas são a tentação para “mudar de deus”. É a grande tentação que acompanha nossa vida. Por aí se entende a frase de Jesus: “Vai vende tudo o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e, segue-me”. Seguir Jesus significa aceitar a cruz e o modo de vida vivido por Jesus. Os apóstolos tomaram essa decisão: “Pedro, então começou a dizer-Lhe: ‘Nós deixamos tudo e Te seguimos”’ (Mc 10, 28).
Receberá cem vezes mais
Respondendo a Pedro Jesus diz: “Quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campo por causa de mim e do evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante a vida em casa, irmãos, mães filhos e campos - com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna” (Mc 10,29-30). Deixar tudo por Jesus, não é uma perda, mas um ganho cem vezes maior. O que o bom homem não entendeu foi que Jesus não tira o que temos, multiplica. Pode mudar o modo, mas será sempre mais. A perseguição é o resultado da união a sua pessoa. Ela também é multiplicadora. A liberdade de seguir importa passar pelo que Jesus passou. Os mártires são a prova desta riqueza. O rico tem dificuldade de entrar no Reino de Deus porque não vê a riqueza maior. Os bens podem ser empecilho, pois desviam do fundamental. Por isso rezamos: “Saciai-nos com vosso amor” (Sl 89)   .
Dai-me a sabedoria
Deixar não se mede pela quantidade, na totalidade da entrega. Isso compreenderemos se tivermos Sabedoria. Só o Espírito é capaz de nos fazer compreender a riqueza em ter tudo, mesmo não tendo nada. Essa é a sabedoria que vale mais que tudo. Ela é a verdadeira fonte dos bens: “Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos” (Sb 7,12). Essa sabedoria, no ensinamento da carta aos Hebreus, é “a Palavra de Deus que é viva e eficaz” (Hb 4,12). A Palavra de Deus é a Sabedoria de Deus que nos é comunicada e nos ensina a fazer o bem no seguimento de Jesus. Por isso rezamos: “que estejamos sempre “atentos ao bem que devemos fazer” (Oração). Ela abre todos os caminhos. Assim será fácil fazer passar o camelo no fundo da agulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário