segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A PROVA DE FOGO

PADRE CLÓVIS DE JESUS
BOVO-REDENTORISTA
VICE-POSTULADOR DA CAUSA
VENERÁVEL PADRE PELÁGIO
REDENTORISTA
Foi no tempo de São Filipe Néri (1515-1595), conhecido por sua jovialidade. Em sua cidade havia uma pessoa que dizia ter visões e revelações divinas. Um dia foi contar ao bispo que Nossa Senhora lhe comunicara uma série de mensagens.Como provar a veracidade e autenticidade de tais visões? Pediu ao Pe. Filipe que fosse fazer uma sondagem. Homem santo e prático, Filipe aceitou a incumbência. Era um dia chuvoso. As ruas da cidade estavam cheias de lama e poças d’água. Pe. Filipe chegou à casa da religiosa com barro até os joelhos. Pediu para falar com a “santa”.Ela compareceu com olhos baixos, rosto compungido, murmurando preces. Pe. Filipe cumprimentou-a e apontou para as botas enlameadas:
- Veja a triste situação destas botinas, minha irmã. Antes de iniciar nossa conversa, seria possível dar uma limpada nelas?
A “santa” sentiu-se humilhada e rebaixada, contraiu o semblante e nada respondeu. Naqueles olhos sombrios e naquela boca trancada, lia-se claramente a resposta: 
-“Isso não é serviço para uma pessoa privilegiada como eu”.
Pe. Filipe não perguntou mais nada. Já sabia o suficiente. Pegou o chapéu, despediu-se e foi contar ao bispo o resultado da pesquisa: 
- Senhor bispo, orgulho e santidade não combinam. Contemplação e presunção jamais se dão as mãos. Aquela mulher não está vendo nem ouvindo coisa alguma do céu.  
PALAVRA DA BÍBLIA: Humilhem-se, pois, sob a poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no momento oportuno. Lancem sobre ele toda a sua inquietação, pois ele cuida de vocês (1Pd 5,6-7).
Recomende este portal aos seus amigos:
SÃO FELIPE NERI

Nenhum comentário:

Postar um comentário