domingo, 17 de setembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA 17 DE SETEMBRO

Pe. Flávio Cavalca de Castro, redentorista
flcastro22@gmail.com
Oração da manhã para todos os dias 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
17 – 24º Domingo Comum – Santos: Roberto Belarmino, Hildegardes 
Evangelho (Mt 18,21-35)Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: – Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 
Chamou minha atenção a frase de Jesus: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” Um autor lembrou-me então Lamec, aquele homem violento que aparece no Gênesis (4,24): “Sete vezes será vingado Caim, mas Lamec será vingado setenta e sete”. Ao extremo da vingança, Jesus opõe o extremo do perdão. Sem nenhuma limitação devemos perdoar sempre tudo a todos. Isso porque a felicidade está em amar todos, compadecer-nos de todos. E também porque também nós precisamos continuamente de perdão, e Deus perdoa-nos sempre e tudo. Podemos sentir-nos magoados, até podemos às vezes lembrar-nos do que nos foi feito, mas a mágoa e a lembrança devem perder-se no perdão fraterno, no amor que só deseja o bem para todos. 
Oração
Senhor Jesus, aceito vossa palavra, compreendo que o perdão é o melhor para mim e para o outro, e até vejo que sem nos perdoar não podemos ser felizes. Mas também é verdade que quando alguém me ofende e magoa, meus sentimentos se acendem; tristeza, cólera, revolta criam confusão em mim. A primeira coisa que vos peço é que nesses momentos apazigueis meu coração, e me ajudeis a parar um pouco e respirar até que a calma volte. E quando me lembrar de alguma ofensa passada, e novamente sofrer com a dor antiga, dai-me o amor necessário para renovar o perdão. É isso, Senhor, o que preciso é que aumenteis em mim a caridade, esse amor que só vós me podeis dar. Perdoai-me e não cobreis de mim o perdão que talvez fiquei devendo a alguém, que ainda sofre por isso. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário