sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Cristo é sabedoria”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
Cristo é a Bem-Aventurança! 
Moisés subiu a montanha e trouxe as 10 palavras, os 10 mandamentos. Estavam escritos em duas placas de pedra, quer dizer, escritos para sempre. O povo pedira a Moisés que falasse ele com Deus, pois estavam com medo. Jesus sobe a montanha, chama a si seus discípulos. Não há problema de medo. Mateus, ao iniciar o discurso da montanha, retoma a gesto de Moisés de subir a montanha e trazer a lei. Jesus traz a nova lei e, como o novo Moisés, inicia o novo povo. O evangelista mostra o núcleo da doutrina de Jesus. É o novo caminho para o povo da nova aliança. As oito bem-aventuranças são o perfil e Jesus. Ele inicia dizendo: Felizes – bem-aventurados. Na verdade, Ele é o primeiro bem-aventurado e feliz. Ele nos ensina o novo caminho. Cristo trouxe de seu Pai o ensinamento que nos oferece. As bem-aventuranças estão em Cristo, no seu modo de ser e agir. Não são conselhos bons, mas Vida. Cada bem-aventurança é raiz de todas as outras. Ele é o pobre de Espírito. Por isso é manso, pacífico, perseguido etc... Ele foi pobre (não tem onde repousar a cabeça – Mt 8,20), quer dizer, totalmente aberto ao Pai e despojado de tudo. Por isso é manso (sou manso de coração - Mt 11,29); é aflito (batismo... quanto me angustio até que esteja consumado – Lc 12,50); tem fome e sede de justiça (até que se cumpra toda a justiça – Mt 1,15); é misericordioso (sacerdote misericordioso - Hb 2,17); pacífico (aquele que vem trazer a paz - Lc 19,42); é perseguido (se perseguiram a mim – Jo 15,20). Ele é a síntese de tudo. 
Perfil do cristão feliz 
Cada cristão apresenta um aspecto das bem-aventuranças. Vive todas, sob um modo de ser. A pobreza do cristão significa ser empobrecido por Deus. Deus é a única riqueza que nos faz felizes em qualquer situação. Nas dores sabem ter o consolo em Deus. Manso é aquele que sabe estar bem com tudo. O que tem fome e sede de justiça divina, quer o bem de todos. O misericordioso é o que tem o coração do Pai. O puro de coração é o que vê com os olhos de Deus. O promotor da paz vive a paz em si pelo contato com Deus e assim pode implantá-lo no mundo. O perseguido por causa da justiça, por estar unido a Cristo sofre o que Ele sofreu e recebe que recebeu. Todos estes são os loucos para o mundo (1Cor 1,26-31). É o que se constata nas atitudes de Jesus e em suas palavras: pensa diferente do mundo. Com isso surge a oposição. Para o mundo a felicidade é outra coisa: riqueza, poder, despreocupação, injustiça, falta de perdão, agressividade, oposição a Cristo e seus fiéis. 
Um projeto de vida 
Como vamos realizar em nossa vida essas bem-aventuranças? O primeiro passo é estar unido a Cristo que é a Bem-Aventurança. Nele estão todas as virtudes, pois Ele é a Virtude. Nós aprendemos a fazer bons atos para poder ter a virtude, a bem-aventurança. Os bons atos e o esforço pessoal são necessários. Façamos a comparação. As bem-aventuranças não são bolas com as quais enfeitamos nossa árvore de Natal. Mas elas são frutos que vem da árvore plantada em Cristo. Nós, pela adesão a Cristo, deixamos surgir em nós os frutos e Sua Virtude e Bem-Aventurança. É Cristo que produz fruto em nós e nós cooperamos para que sejam abundantes. Aí vem a prática. A união a Cristo pela Eucaristia é meio de nos unamos a Cristo que é a seiva divina que produz os frutos. Assim podemos ouvir: Exultai e alegrai-vos, pois grande no Céu é vossa recompensa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário