quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Continuando o Cristo”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
899. Forças da união espiritual
            Em nossas reflexões espirituais chegamos ao belo ponto da união espiritual que é meta da trajetória de todos os filhos de Deus. Que beleza este momento de união! Falar destas realidades é sempre um desafio, pois exige a experiência pessoal. Podemos perguntar: E depois de tanta união, qual é o resultado para a vida do fiel cristão? A união íntima com Deus em Cristo se torna para cada cristão um modo de vida que cresce sempre mais, pois em Deus somos transformados de glória em glória (2Cor,318). Esta transformação acontece como na Encarnação de Jesus. Como Cristo se uniu totalmente à humanidade e, a humanidade se uniu totalmente a sua Divindade a ponto de serem uma só realidade. A experiência pessoal é a união sempre maior com Cristo. Disto resulta esta união espiritual que atinge o ser da pessoa em sua constituição fundamental. Passa a ser um com Cristo, como Paulo escreve: “Eu vivo, mas não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2,20). É uma união que é vida em Cristo e vida de Cristo em nós, como uma só vida. Por isso, desta união espiritual na qual Deus permanece em nós (Jo 15,1ss), resulta que Cristo, em nós, continua sua Vida e Missão. É um elemento deixado de lado na espiritualidade. A vida cristã é uma continuação da presença de Cristo no mundo. A Ven. Maria Celeste, fundadora da Ordem do Ssmo. Redentor, diz que somos uma viva memória, uma presença viva de Cristo que continua sua presença e missão. Ele continua agindo através de nossa união a Ele. Entendemos, assim, de onde vem a força dos que vivem unidos a Deus. Jesus dizia: “Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas” (Jo 14,12). Jesus permanece em nós e age no mundo.
900. União que transborda
            A união a Cristo, não é para um gozo ou prazer pessoal, mas para ser sua viva memória no mundo de sua presença e missão. É extremamente apostólica e missionária, dedicada nos mais diversos campos de ação do amor. Não houve santo que não tenha tido uma atividade muito concreta em favor do Reino de Deus. Uns na vida pastoral, outros nos campos da educação, da saúde, da libertação dos muitos sofrimentos. Vemos S. Vicente de Paulo se fazer escravo para libertar um cristão dos muçulmanos; Vemos S.Bernardo, que embora fosse contemplativo, estava sempre em grandes missões que lhe confiava o Papa. Mesmo os que são contemplativos, como S.Tereza e S. Terezinha transpuseram os muros do mosteiro, sem perder a contemplação, socorreram as necessidades do mundo sustentando com sua oração. Quem não transborda a vida de Cristo, não atingiu a verdadeira Vida.
901. Forças de um Corpo
Não estamos sós em nossa união a Cristo. Somos um corpo no qual os membros se unem também entre si. É maravilhosa a amizade dos santos entre si e a ajuda mútua que fazem. Uns estimulam os outros neste caminho. A Comunhão do Santos une todos os membros do Corpo de Cristo em vista da ação comum da Redenção do mundo e da glorificação de Deus. Paulo ensina: “Todos os membros do corpo tenham igual solicitude uns para com os outros” (1Co 12,25). As pessoas que vivem a união com Deus são as mais úteis à sociedade. O mundo só superará seus grandes problemas na união a Deus em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário