terça-feira, 11 de outubro de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Conquistando a terra prometida”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Um Deus que enxerga a dor
A liturgia da Quaresma reflete sobre a conversão. Ela é um convite de Deus que faz. Nossa resposta terá sempre os auxílios necessários para fazer o caminho de volta. Deus é  como alguém que coloca adubo na árvore para que dê fruto (Lc 13,8-9). Notemos que ninguém deixa o mal, a não ser com a graça do Deus clemente que vê nosso sofrimento, tem paciência e dá chances para que resolvamos produzir frutos. Na Quaresma retomamos a história do Povo de Deus para compreender o caminho da Páscoa. O Egito é símbolo da opressão, como é também símbolo do mal que está em nós. A libertação do Egito é uma catequese importante na Quaresma. O pecado é um sofrimento e uma prisão que fere o coração. Deus não está ausente e vê nossa dor, como viu o sofrimento do povo na escravidão e tomou a atitude para libertá-lo. Deus se revelou a Moisés como o Pai que vê o sofrimento e desce para libertar e conduzir para uma terra boa (Ex 3,7-8). Ao ver as prisões que sofremos, mostra sua face clemente, compassiva e cheia de misericórdia, pois é um Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva (Ez 18,23). Deus enxerga a dor que o mal faz em nós. Ele continua presente, hoje, com sua misericórdia e clemência libertando-os do mal e das dores do mundo. É a Páscoa que continua. A celebração da Quaresma e da Páscoa anima-nos a buscar um novo modo de viver. Sem isso continuaremos na escravidão. A terra prometida é um símbolo da terra nova na qual Jesus nos introduz com sua Páscoa.
Chamados à conversão
               A Quaresma não é só um ato de piedade, mas um estímulo e um modo de restauração universal. Não se trata só do pecado individual, mas também do social que invade o mundo. Jesus quer libertar, por isso chama à conversão e à transformação de todos os males. Jesus faz apelo à conversão contando a parábola da figueira que não produzia frutos. Ameaça inclusive cortar a árvore. Mas... a paciência de Deus é maior. Dá os auxílios necessários para que façamos nossa parte. Se não houver a conversão não vamos sobreviver. Mesmo na fragilidade podemos contar com os auxílios de Deus que espera pelos frutos. Os que sofrem certos males e acidentes, não estão pagando pecado, mas todos devem se converter (Lc 13,1-5). Um desastre não está ligado a um plano de Deus. Pode ser um exemplo, um estímulo ou um questionamento que nos é feito. A Palavra de Deus ensina, fortalece, estimula e nos leva a fazer nossa Páscoa com Jesus.
            Um compromisso de quem crê
            A conversão não é um ato solitário, falando baixinho ao ouvido do padre, mas é comunitário, pois o mal atinge as pessoas e as comunidades. As escravidões continuam presentes no mundo. Invadem as pessoas, as estruturas e as sociedades. Deus fará a salvação do mundo em todas as dimensões através dos que creram, pois, mortos com Cristo e ressuscitados com Ele (Rm 6,8), continuam sua presença e missão no mundo. Nós, novos pelo batismo, somos os instrumentos da justiça (Rm 6,13). O compromisso de quem crê é enxergar a dor como Deus vê, com sua compaixão e sua clemência. Moisés acolhe o projeto de Deus para o povo e enfrenta as dificuldades para libertá-lo, pois compartilha de sua misericórdia. O tempo penitencial evoca-nos sempre o projeto de conversão. Em cada Eucaristia, que é momento de conversão, temos no ato penitencial uma chamada particular.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário