Evangelho segundo S. Lucas 11,29-32.
Naquele
tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer:
«Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será
dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os
habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e
há de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de
Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens
de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão de condená-la, porque fizeram
penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
São Gregório de Nissa (c. 335-395),
monge, bispo
Homilia sobre o Cântico dos Cânticos (a partir da trad. de
Migne 1992, p.40 rev.)
«Aqui está quem é maior do que Salomão!»
O texto do Cântico dos Cânticos de Salomão
apresenta a alma como uma noiva, preparada para uma união incorpórea, espiritual
e sem mancha com Deus. Aquele que «deseja que todos os homens se salvem e
conheçam a verdade» (1Tim 2,4) expõe assim o meio mais completo, o feliz meio
para alcançar a salvação, a saber, aquele que passa pelo amor. Há quem encontre
a salvação no temor, evitando fazer o mal pela consideração dos castigos que nos
ameaçam na geena. Há também quem leve uma vida de retidão e de virtude porque
tem a esperança de receber o salário reservado àqueles que tiveram uma
existência piedosa; estes agem, não por amor do bem, mas com a esperança de
serem recompensados.
Ora, para avançarmos na perfeição, temos de começar
por expulsar da alma o temor; é uma atitude servil não estarmos vinculados ao
Mestre apenas por amor. [...] Não amamos com todo o coração, com toda a alma e
com todas as forças (Mc 12,30) um dos dons com os quais somos recompensados, mas
Aquele que é a própria fonte destes bens. Assim deve ser a alma segundo a
palavra de Salomão. [...]
Julgas que evoco o Salomão, o filho de
Bersabé, que no alto da montanha sacrificou mil bois e que, a conselho de sua
mulher estrangeira, cometeu um pecado? Não. Estou a pensar noutro Salomão,
naquele que também nasceu de David segundo a carne, e que tem por nome «paz»
[pois o nome de Salomão significa «homem de paz»]. Esse é o verdadeiro Rei de
Israel, o construtor do Templo de Deus, o detentor do conhecimento universal,
Aquele cuja sabedoria é incomensurável - mais ainda, que é por essência
sabedoria e verdade, cujo nome e cujo pensamento são perfeitamente divinos e
sublimes. Ele serviu-Se de Salomão como de um instrumento; é Ele que, através da
voz de Salomão, Se dirige a nós, primeiro nos Provérbios, depois no Eclesiastes,
e depois no Cântico dos Cânticos, apresentando à nossa reflexão, com ordem e
método, a forma de progredir com vista à perfeição.
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