sexta-feira, 2 de setembro de 2016

PEDRO RENATO ROGUE Sacerdote, Mártir da Eucaristia, Beato 1758-1796

Pedro Renato Rogue nasceu em Vannes (França) a 11 de Junho de 1758, rua da Moeda. Foi baptizado no mesmo dia, na catedral da mesma cidade.
Seu pai morreu durante uma viagem e não chegou a conhecer seu filho. A viúva instalou-se então na Praça des Lices, naquela cidade francesa.
Aos 17 anos, Pedro terminou os seus brilhantes estudos no Colégio de Santo Ivo.
Em 1776, entrou no Grande Seminário. Para acederem mais rapidamente à catedral, tinha sido aberta uma porta que tomou o nome de Porta de S. João. Este seminário tinha sido confiado pelo bispo aos Lazaristas (Congregação da Missão) em 1702. Esta Comunidade religiosa tinha a seu encargo a paróquia de Nossa Senhora du Mené.
Pedro Rogue foi ordenado sacerdote a 21 de Setembro de 1782 na igreja de Nossa Senhor du Mené por Mons. Sebastião Miguel Amelot e de seguida nomeado director espiritual dos Retiros para Mulheres.
A 25 de Outubro de 1786 entrou para a Congregação da Missão (discípulos de S. Vicente de Paulo) e, no ano seguinte nomeado professor de teologia no Seminário de Vannes.
CONTINUA EM MAIS INFORMAÇÕES:

Em 1789 rebenta a Revolução Francesa...

Os sacerdotes exitam perante os juramentos sucessivos que lhes exigidos. Pedro Rogue, em bom teólogue, sustenta a luta.
A 16 de Dezembro de 1790, sob conselho de Pedro Renato Rogue, Mons. Amelot convocou os seus diocesanos em Santa Ana de Auray (lugar de grande peregrinação), para lhes pedir de obedecer antes ao Papa do que ao Estado. Por isso mesmo os sacerdotes de Vannes recusam-se a aceitar o juramento à Constituição Civil do Clero.
A 14 de Fevereiro de 1791, o superior do Seminário foi forçado a deixar Vannes.Pedro Renato assumiu a responsabilidade deste.
Em 28 de Fevereiro, o bispo foi preso et encerrado na prisão. A 27 de Março do mesmo ano, Mons. Lemasle (bispo constitucional) foi nomeado bispo da província do Morbião.
Os bvens da Igreja tendo sido confiscados e vendidos a leilão, o seminário foi fechado e vendido, como bem dos Estado, por isso mesmo, Pedro Rogue deixou de ser professor de teologia.

A clandestinidade

A 30 de Abril de 1791, a paróquia de nossa Senhora du Mené foi suprimida. Oito meses mais tarde, a 2 de Janeiro de 1792, Pedro Renato refugiou-se em casa de sua mãe. Daqui em diante ele entrará mais ou menos na clandestinidade. Muda muitas vezes de domicílio, de maneira a poder exercer discretamente o seu ministério sacerdotal.

Prisão

A 24 de Dezembro de 1795, cerca das 21 horas, Pedro foi preso no momento em que levava o Santo Viático a um doente que morava perto da catedral. Imediatamente foi encerrado na Prisão da Porta. Durante a sua encarceração, foi sempre exemplarmente corajoso, incutindo coragem aios seus companheiros de infortúnio.
Dois meses mais tarde, a 2 de Março de 1796, foi condenado à morte como “sacerdote refractário”, na presença de sua mãe nja igreja de Nossa Senhora du Mené, transformada agora em tribunal revolucionário.

O seu martírio

Pedro Renato acolheu a sentença com serenidade. A noite que precedeu a sua execução foi para ele uma noite de oração.
No dia 3 de Março foi guilhotinado na Praça da Câmara, diante da capelo de Santo Ivo, ao mesmo tempo que o seu amigo Alano Robin.
As roupas embedidas do seu sangue tornaram-se desde logo relíquiias e a sua campa um lugar de peregrinação e de graças.
No dia 10 de Maio de 1934, Pedro Renato Rogue foi beatificado como “mártir da Eucaristia”. Desde então o seu corpo repousa na catedral de Vannes.
Afonso Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário