quarta-feira, 6 de julho de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Recapitular o Universo em Cristo”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Sócios do Redentor
            A missão de Jesus não termina com sua morte. Marcos alenta a comunidade afirmando que ela continua a mesma missão de Jesus de expulsar demônio e curar os doentes. Quer dizer que a redenção atinge o homem todo, corpo e alma. Este ensinamento é importante para a compreensão da missão do discípulo. Não é uma atividade sua, mas é a continuação da presença e missão do próprio Jesus. Ele dá as indicações sobre o modo como devem ir: caminhar no desapego. Por que sandália e bastão? Terão que caminhar muito. Não levar nem pão nem sacola nem dinheiro: sem pesos que preocupem ou sobrecarreguem e dificultem a caminhada. Nada de luxo, levando duas túnicas. Jesus disse: “O Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça” (Mt 8,20) nem  tinham tempo para comer (Mc 6,31). Afirma que apóstolo nem sempre será bem aceito. Ele dissera: “Lembrai-vos da palavra que vos disse: “Não é o servo maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos perseguirão; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa” (Jo 15,20). Jesus não só reúne discípulos, mas confia-lhes sua missão. Ele é a continuação do Mestre. Não repete seus conhecimentos, mas torna presente a mesma missão. É Jesus que continua presente neles. A força da missão não está no discípulo, mas no Mestre. Realizam as mesmas obras e até maiores (Jo 14,12). Hoje a missão é a mesma e atinge o homem em sua totalidade, mas, ao mesmo tempo, recebe a mesma recusa que Jesus recebeu. A Igreja jamais será aceita em totalidade, pois Jesus continua dizendo aos apóstolos: “Tudo isto eles farão contra vós, por causa do meu nome, porque não conhecem quem me enviou” (Jo 15,21).
Profecia não querida
            Amós é um profeta boiadeiro. Era pastor de gado e cultivador de um tipo de planta, sicômoro. Tem uma linguagem forte, até grosseria contra a situação social do Reino do Norte. Lá havia profetas de profissão. Ganhavam para fazer profecias. Ao ser intimado a sair do território religioso e social do reino, esse profeta incômodo, dá a resposta fundamental de um profeta: “Não sou profeta, nem filho de profeta (profissional)... O Senhor me chamou quando tangia o rebanho e me disse: ‘Vai profetizar para Israel, meu povo”’ (Am 7,14-15). O profeta nasce de Deus e incomoda a posição de quem não quer a paz, isto é, o justo relacionamento com Deus e com as pessoas, como lemos no evangelho: “Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar...” (Mc 6,11). A missão de recapitular o universo funda-se na aceitação da Palavra de Deus, que chamamos profecia. Jesus manda os apóstolos, “dando-lhes poder sobre os espíritos impuros” (7), isto é, toda sorte de mal que é aversão a Deus. A missão recapitula o Universo em Cristo.
Marcados com o selo do Espírito

            A missão dos seguidores de Jesus não é uma ideologia ou uma sociedade que implantam. É o Reino que lhes interessa. Esse Reino é uma bênção, pois Deus nos escolheu para um amor que seja pleno. Participamos da filiação, derramando sobre nós suas graças e confiando-nos sua missão de recapitular o universo nele. Para isso nos marcou com o Espírito, isto é, o Espírito do Filho para cumprir a mesma missão de redenção e louvor ao Pai. Deste modo Jesus continua, entre nós e através de nós atua no Universo.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário