São Dâmaso I (+ Roma, 384), natural da cidade lusitana de Guimarães, era irmão de Santa Irene. Possuía grande cultura, era arquivista e poeta, e tinha também gosto pela arqueologia. Ordenou a organização dos arquivos da Igreja, conservando versões fiéis e autênticas dos escritos dos primeiros Padres e mandando destruir versões apócrifas e deturpadas, para que no futuro não pudessem ser aproveitadas por hereges. Com a mesma profética intenção, quis que houvesse uma única versão oficial dos Livros Sagrados, e incumbiu seu secretário, São Jerônimo, de fazer uma tradução latina das Escrituras, diretamente dos originais gregos ou hebraicos, daí nascendo a célebre "Vulgata".
Ordenou que fossem feitas escavações e obras de conservação nas catacumbas, abandonadas desde que Constantino dera liberdade à Igreja, em 312. Pessoalmente redigiu, em versos, os epitáfios dos incontáveis mártires que iam sendo localizados nas galerias subterrâneas de Roma. Por influência sua foi retirada do Senado romano a estátua da deusa Vitória, sendo assim eliminado esse vestígio do paganismo oficial. Em resumo, seu Pontificado, que durou 18 anos, foi dos mais fecundos dos primeiros séculos da História da Igreja.
Outros santos:
- Daniel (409-493). Da Turquia. Discípulo de Simeão Estilita. Passou 33 anos em cima de uma coluna: Era uma plataforma em cima de duas colunas, cercada por uma balaustrada e coberta com pequeno telhado. Dali ele pregava e aconselhava.
- Maravilhas de Jesus (1891-1984) – Espanhola. Discípula de Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz. Carmelita descalça. Sofreu perseguição na Guerra Civil. Fundou vários Carmelos. Franqueza e bondade se aliavam.
- Hugolino Magalotti; Pe. Rodolfo Komorek.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa
Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário