domingo, 15 de março de 2015

Homilia do 4º Domingo da Quaresma (15.03.15) “Deus é rico em misericórdia”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR 
Assim que se ama
            No tempo da Quaresma nos preparamos para a celebração do Mistério Pascal de Cristo que envolve toda sua vida, mas principalmente o momento de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Estamos acostumados a ver o crucificado, falar dos sofrimentos de Jesus, mas perdemos a dimensão profunda porque tudo isso aconteceu.  Acentuamos a dor, e não chegamos ao amor. Como a humanidade caiu pelo pecado, em Jesus recebeu o remédio para sua cura. Jesus dá o exemplo do pecado do povo de Israel no deserto que provocou a praga da serpente e a morte. Como Moisés fez uma serpente de bronze e levantou num poste para que todo o que olhasse para ela seria salvo, assim Deus deu seu Filho para a cura e salvação de nossos pecados. Jesus foi pregado também no “poste” da cruz. Todo aquele que olha, quer dizer, O aceita como salvador, é salmo. Esta morte de Jesus aconteceu “porque Deus amou tanto o mundo que enviou seu Filho para que não morra todo aquele que nele crer, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,14-15). Como isso o Pai nos ensinou também que nossa salvação está quando somos capazes de amar como Deus ama, dando o que nos é precioso. Ele deu seu Filho. Temos muito a entregar para a vida Deus aconteça em nossa vida e nós a levemos para os outros. Jesus usa também a comparação da luz. Quem pratica o mal não quer Jesus, pois Ele ilumina nossa maldade e exige mudança. Jesus foi rejeitado porque sua palavra e sua vida são testemunho contra o mal. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz para que suas ações não sejam denunciadas (20). O mal que fazemos tem um preço, como vimos na primeira leitura: o povo pecou e teve como resultado o exílio. Não ouviram a voz dos profetas que chamavam à conversão. Deus trouxe Ciro que foi um salvador do povo. Deus o fez por pura bondade.
É pela graça que sois salvos
            Nesse tempo de Quaresma e Páscoa somos colocados diante do mistério da salvação em nossa vida. Infelizmente ficamos nos ritos e celebrações. É necessário torná-lo vivo em nossa vida esse amor que vem de Deus que é rico em misericórdia (Ef 2,4). Paulo diz que tudo foi pura graça: “É pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; É dom de Deus” (Ef. 4,8). Essa bondade de Deus é a causa de nossa salvação. É necessário cultivar um profundo agradecimento por esse amor. A Eucaristia, que significa ação de graças – agradecimento é o ato oficial de agradecimento. Rezamos no prefácio: “Demos graças ao Senhor nosso Deus! Respondemos: É digno e justo”. Damos graças através de Jesus em sua obra de salvação, fruto do amor de Deus. Nós colocamos nossa resposta a Deus, nas obras que fazemos e nos dá o direito de exigir. Nosso dever é agradecer e manifestar esse agradecimento através das obras que o amor produz em nós.
O amor de Deus em nossa vida
            O amor não é somente um sentimento bom do coração, mas penetra nossas atitudes tornando-as semelhantes ao amor de Cristo que ama como o Pai ama. Rezamos no prefácio: “Libertando-nos do egoísmo e das outras paixões desordenadas, superamos o apego às coisas da terra”. Paulo confirma que a salvação “não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. Pois é Ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obas boas, que Deus preparou de antemão, para nós as praticássemos”(Ef 2,9-10). A fé não é só dizer, mas fazer. Jesus realizou a salvação com sua Vida, Paixão e Morte. Por isso o Pai o conduz à Ressurreição. Queremos pensar sempre o que vos agrada (Pós-Comunhão).
Leituras:2 Crônicas 36,14-16.19-23;Salmo 136; Efésios 2,4-10; João 3,14-21 
  1. No tempo da Paixão e Morte de Jesus, não só ver a dor, mas também o amor. Jesus usa a imagem da serpente no deserto para explicar como Jesus nos cura. A morte de Jesus os salva porque Deus nos amou e O deu a nós. Nossa salvação é amar como o Pai amou. Jesus usa também a comparação da Luz. Quem pratica o mal foge Dele porque as más obras aparecem. O mal que fazemos sempre nos prejudica.
  1. Somos convidados a viver as celebrações. O mistério celebrado tem que se tornar vida. É necessário tornar vida esse amor que vem de Deus rico em misericórdia. Salvação é dom de Deus. Vem de Deus por graça que é causa de nossa salvação. Agradecemos a Deus pelas obras boas que fazemos. 
  1. Amor não é só sentimento, mas uma atitude que nos torna semelhantes a Cristo. Libertar-se do egoísmo nos faz-nos superar o apego às coisas da erra. Fé não é só dizer, mas fazer. Jesus realizou a salvação com sua Vida, Paixão, Morte e Ressurreição. Por isso nos conduz à ressurreição 
            O bote da cobra

            Lemos na primeira leitura que o povo perdeu sua liberdade porque não ouviu os profetas que falavam em nome de Deus. Por isso foram para o exílio. Jesus, no evangelho, lembra o fato do pecado do povo contra Deus que provocou a praga das serpentes.           
            Como Paulo nos ensina, Deus é rico em misericórdia, salvou o povo da escravidão do exílio e, em Jesus crucificado nos salvou por sua misericórdia. Deus nos amou primeiro antes que merecêssemos. Quem crê está salvo por dom de Deus. Aproxima-se da Luz que é Jesus. Deus nos faz participar das obras de seu Filho Jesus.

            Não podemos nos desanimar, mas sempre encontrar em Deus a misericórdia que nos salva e fortalece para a prática do bem. Se o bote da cobra do mal nos atingir, temos que olhar para Jesus que foi uma vítima e Nele conseguir a salvação

Nenhum comentário:

Postar um comentário