sábado, 14 de março de 2015

14 de março – SANTA MATILDE

Henrique, está preso e condenado porque armou uma revolta contra o próprio irmão, o rei Oto. Matilde, rainha da Alemanha, mãe dos dois, vestida com simplicidade e coberta com o véu de viúva, está pedindo ao filho que perdoe seu irmão Henrique. A resposta foi dura:
- Minha mãe, não posso conceder o que a senhora está pedindo. Eu ficaria desautorizado, desmoralizado. Eu já lhe perdoei mais de uma vez. 
Chegou a noite de Natal. De repente entra um homem com roupa de prisioneiro, apoiado pela mãe, a rainha Matilde. É Henrique, o irmão de Oto. Ele se ajoelha. Pede perdão. Ela pede também. O rei Oto vacila. Titubeia. Por fim, erguendo o irmão ajoelhado, dá-lhe o abraço da reconciliação. 
Santa Matilde é representada com uma igrejinha e uma bolsa na mão, lembrando a sua prodigalidade em favor da igreja e dos pobres.

SÃO TIAGO CUSMANO - Ficou órfão de mãe com apenas 3 anos de idade e de pai, o qual era engenheiro, aos 24 anos. Completou sua formação no colégio jesuíta de Palermo. Aos 21 anos de idade foi laureado em Medicina a qual exerceu em Palermo e em São Giuseppe, cidade próxima. Ordenou-se padre. Fundou obras assistenciais, a congregação dos "Missionários dos Pobres e a Congregação das Servas dos Pobres. Imensa era sua compaixão pelos mais pobres e pelas crianças. Fundou outras muitas obras, entre elas a congregação das damas e dos nobres empenhados em patrocinar a causa dos pobres. Suas fundações permanecem até os dias de hoje.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa-Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário