domingo, 4 de janeiro de 2015

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 04/01/2015

Pe. Flávio Cavalca de Castro CSsR
Oração da manhã para todos os dias 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
4 ‒ Domingo ‒ Epifania do Senhor ‒ Santos: Ângela de Foligno, Caio 
Evangelho (Mt 2,1-12) “...eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer?” 
Estamos acostumados a ver nos presépios a figura dos três reis, em suas ricas vestes orientais. Mateus conta que alguns magos (não diz quantos) vieram procurar o Messias que tinha nascido. Não sabemos quem eram eles, se sacerdotes, sábios orientais, ou algo semelhante. O certo é que mexem com nossa fantasia. O importante, porém, é o sentido que o evangelista dá a essa extraordinária visita. Primeiro quer afirmar que o Menino de Maria é o grande rei esperado, o Messias (rei ungido). Depois, quer anunciar que o Salvador não veio apenas para os hebreus, mas para todos os povos de todos os tempos. Porque não eram só os hebreus que esperavam um Salvador: todos os homens, de um jeito ou de outro, todos esperam uma salvação. 
Oração
Senhor Jesus, demorou muito para eu ver os magos do presépio como meus representantes. Eles foram convidados para encontrar Jesus, mesmo não sendo membros do povo escolhido. Eu também não sou filho dos hebreus. Se eu for subindo na lista de meus antepassados, não sei onde vou acabar, mas tenho certeza que acabarei chegando a pagãos convertidos ao cristianismo. Isso, Jesus, leva-me hoje a vos agradecer porque bondosamente chamastes com a fé aqueles antigos de minha família. Agradeço o cuidado com que os fostes formando através de séculos, para que hoje eu tivesse um ambiente familiar que me facilitasse ser vosso discípulo. Lembrando os magos, peço que nos ajudeis a preparar a vida daqueles que virão depois de nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário