sexta-feira, 7 de novembro de 2014

7 DE NOVEMBRO - O ARCEBISPO DOS SEM TERRA

Santo Engelberto (1185-1224) – Foi Arcebispo de Colônia na Alemanha e defensor da justiça. Certa ocasião, apenas assentara-se para a refeição, uma pobre mulher cercada de filhos veio reclamar para ele:
- Senhor arcebispo, mataram meu marido e nos expulsaram da nossa terrinha. Ajude-nos. 
Dom Engelberto suspendeu a refeição dizendo:
- Não convém que o pastor passe bem, quando suas ovelhas estão na miséria. Assente-se com seus filhos e almoce. Eu vou cuidar do seu caso. 
Reuniu seus cavaleiros e foi. Tomou de assalto o castelo do invasor, mandou prender o assassino e recolocou a viúva na terra que foi roubada. Santo Engelberto reformou os costumes, especialmente quanto à depredação dos bens da Igreja. Por esse mesmo motivo foi assassinado por um primo, ladrão dos bens eclesiásticos, quando atravessava um bosque. 
7 DE NOVEMBRO – DISFARÇADO PARA PODER PREGAR O EVANGELHO 
Jacinto Castanheda (1743-1773) é espanhol. Entrou na Ordem dos Dominicanos para trabalhar nas Missões estrangeiras. Juntou-se a um grupo e partiu para Cádiz. Depois de quase dois anos de navegação cheia de perigos, chegaram às Filipinas. Conseguiu entrar na China disfarçado, pois a religião católica estava proibida naquele pais. Logo foi expulso, com a proibição de nunca mais pisar naquele pais. Se teimasse em voltar, seria morto. Partiu para Tokin onde o catolicismo também era proibido. Tinha que exercer seu ministério na calada da noite para não ser surpreendido e preso. Certo dia, ao levar o Viático a um velho, foi preso e encerrado numa jaula, junto com um colega. Pouco depois eram decapitados. Foi canonizado em 1998, junto com 117 mártires vietnameses.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário