quinta-feira, 13 de março de 2014

PSICOLOGIA - USE BEM A FANTASIA

PADRE CLÓVIS DE JESUS
BOVO CSsR
Dom precioso este da fantasia ou imaginação. Sem este dom, de quantas invenções estaríamos privados hoje. Tudo, porém, depende do seu uso, bom ou mau. Como usar a fantasia para dela brotarem imagens positivas? As imagens surgem na fantasia de dois modos: Vendo o anzol, logo vem à imaginação a imagem do peixe. Lembrando-me do peixe, penso na água onde ele vive. São idéias associadas. Por associação de afinidade. Exemplo: Vendo um ônibus, penso na viagem pois sei que o ônibus é um meio de se viajar. Pensando em viagem, penso no passeio. Porque viagem é um meio de eu passear.
Relação de causa e efeito – Se vejo fogo, penso em calor, porque o fogo causa calor. Vendo o chão molhado, lembro-me da água, porque é a água que molha.  Semelhanças – Vendo a superfície de um lago, vem à minha mente, a imagem do espelho, porque o lago reflete nosso rosto como um espelho.
Contrastes – A neve branca que vejo num livro ou na realidade, me faz pensar em carvão. Por que? Justamente porque é o oposto da neve. - Muitas vezes certas semelhanças produzem em nossa fantasia outras tantas imagens. Vendo um lírio, pensamos em neve, no olhar da criança. Uma violeta escondida e humilde nos faz pensar na modéstia e na humildade. 
Como ajudar a imaginação: Se é assim que nossa fantasia trabalha, podemos ajudá-la a ter somente imagens positivas e construtivas. 
- Primeiramente, procurar estar de bem com nossa saúde. Uma pessoa sadia vê o mundo com lentes azuis. Tudo azul! Tudo OK!
- Ter um bom estado psíquico: Ver tudo e todos com olhar sadio e otimista. Seu teu olho é sadio, tudo é são. Se formos guiados por idéias sadias, iremos imaginar as coisas de maneira positiva. Quem pensa, p. ex., que é Deus quem dirige o mundo, tudo tem que dar certo. Não deu certo? É porque Deus tem outro plano melhor a meu respeito. Quem age assim, nunca sentir-se-á triste ou frustrado. (Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário