sexta-feira, 14 de março de 2014

PSICOLOGIA: CORPO SADIO, MENTE SADIA

PADRE CLÓVIS DE JESUS
BOVO CSsR
Somos compostos de alma e corpo. Substancialmente somos uma pessoa só: eu, ele, ela. Por sermos um, corpo e alma se entrelaçam. O que sucede com o corpo reflete na alma. O que acontece com a alma, repercute no corpo. O desânimo, p. ex., acontece no íntimo da pessoa, mas reflete no organismo: semblante triste, emagrecimento, etc. O tristonho anda cabisbaixo, com passos vagarosos, semblante abatido. O bom humor depende em parte do bom estado do corpo (sistema nervoso, sistema digestivo, etc). 
Cuidados necessários 
- Cuidar da saúde. Observar as leis da higiene. Reservar um tempo suficiente para o sono. Respirar o ar puro. Fazer ginástica. Alimentação variada e substanciosa, baseada em cereais e legumes.
- A postura física deve corresponder à atitude psíquica que queremos ter. Uma pessoa que anda cabisbaixa e carrancuda, não tarda a ser invadida por pensamentos e sentimentos pessimistas. 
Como despertar simpatia com essa cara de poucos amigos? O mundo ao nosso redor é como um espelho. Reflete o que está diante dele. Se um porco-espinho se coloca na frente, irá refletir um porco-espinho. Se for um anjo, refletirá a figura de um anjo. “Você é quem faz o ambiente”. Se formos afáveis com os outros, eles serão afáveis conosco. Se formos alegres e expansivos, eles também o serão conosco. Se mostrarmos simpatia espontânea e natural, eles simpatizar-se-ão conosco. O psíquico tem mais influencia sobre o físico, do que o físico sobre o psíquico. Quem, por exemplo, está tomado de vergonha ou acanhamento, fica com o rosto vermelho, o sangue esquenta, os músculos se contraem e até as palavras saem com dificuldade da boca.(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário