terça-feira, 11 de março de 2014

IXX. PSICOLOGIA: COMO SE CONCENTRAR

PADRE CLÓVIS DE JESUS
BOVO CSsR
Qualquer tipo de concentração (mental ou física) encerra um poder imenso de realizações. Veja o vapor das antigas locomotivas da Estrada de Ferro... A água das represas que movimenta as turbinas... As grandes concentrações humanas nos comícios, nas festas, nos movimentos de reivindicação, etc.- A concentração mental tem a mesma força. No estudo, na leitura, na oração, na meditação, no trabalho manual, na conversa etc. 
- A dispersão mental- 
É o contrário da concentração. Acontece quando temos duas ou mais idéias na nossa mente. É a chamada “dualidade de idéias”. Exemplos: 
-Enquanto o aluno estuda a lição, fica pensando no próximo jogo ou passeio.
- Você tem dois ou três livros para ler e comentar. O tempo parece apertado. Olhando para o relógio, você vai lendo às pressas, pulando trechos, folheando para frente e para trás. 
- Fulano fica divagando, enquanto escuta a conversa do amigo. Ou pensando na resposta que deverá dar. 
- Aquela senhora está fazendo crochê. Mas não se concentra no trabalho, embora exija um mínimo de concentração. Resultado, ela se perde no número de voltas que tem dar no crochê. 
- Este esquece uma carta que exige resposta urgente e aquele pega o lápis no lugar da chave ou começa a procurar os óculos que... estão em cima do nariz. (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário