sábado, 1 de fevereiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 1 DE FEVEREIRO

Evangelho segundo S. Marcos 4,35-41.
Naquele dia, ao entardecer, Jesus disse aos seus discípulos: «Passemos para a outra margem.» Afastando-se da multidão, levaram-no consigo, no barco onde estava; e havia outras embarcações com Ele. Desencadeou-se, então, um grande turbilhão de vento, e as ondas arrojavam-se contra o barco, de forma que este já estava quase cheio de água. Jesus, à popa, dormia sobre uma almofada. Acordaram-no e disseram-lhe: «Mestre, não te importas que pereçamos?» Ele, despertando, falou imperiosamente ao vento e disse ao mar: «Cala-te, acalma-te!» O vento serenou e fez-se grande calma. Depois disse-lhes: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» E sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: «Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?» 
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia: 
Santa Faustina Kowalska (1905-1938), religiosa 
Diário (Fátima, 2003), 1322 
«Porque sois tão medrosos?»

Vagueia, da minha vida, a barca, 
Entre as sombras da noite e escuridão 
E de terra não vejo marca, 
Encontro-me num mar de imensidão. 

A menor procela me pode afundar, 
Mergulhando meu barco no turbilhão; 
Se, ó Deus, por mim não estivésseis a velar, 
A cada instante da vida, a cada ocasião. 

Entre o estrondo da sondas, ululante 
Navego tranquila e como quem confia, 
E olho, infantil para o mais distante, 
Porque vós, ó Jesus, sois o meu Guia. 

À minha volta o terror do mar e o pavor 
Mais que horror da minh’alma, a serenidade. 
Porque quem convosco está não perecerá, Senhor, 
Disso me assegura a divina caridade. 

Cercam-me perigos, muitos em voragem, 
Mas não temo, olho para o céu estrelado 
E navego com alegria e coragem, 
Como convém a um coração purificado. 

Se a barca da minha vida vai em serenidade, 
É, acima de tudo, por uma razão: 
Por serdes vós, ó Deus, o meu guardião. 
Eis meu testemunho de inteira humildade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário