O nome Virgínia, de origem etrusca, possui uma longa história ligada a figuras míticas, reais e geográficas. Na Itália, o nome é popular graças à santa pastora de Poitou, cujas relíquias se perderam, e à lenda de Virgínia, ameaçada pelo decênviro Ápio Cláudio e morta por seu pai, Lúcio, para salvá-la da desonra. Na França, o nome está ligado ao dia da festa da santa e a dois estados americanos, Virgínia e Virgínia Ocidental, que receberam seus nomes em homenagem à Rainha Elizabeth I da Inglaterra, a "Rainha Virgem". O nome Virgínia significa "virgem" e, no latim antigo, indicava jovens de ambos os sexos prontos para o casamento.
Etimologia: Virginia = virginal, pura, do latim
Este nome é venerado por uma santa pastora de Poitou, na França. A tradição popular transmitiu sua vida aparentemente lendária. Ela é a padroeira de Sainte-Verge, na região de Deux-Sèvres, perto de Poitiers, e seu dia de festa é celebrado em 7 de janeiro. Uma igreja paroquial foi dedicada a ela, levando seu nome.
Suas relíquias foram perdidas em 1793, durante a Revolução Francesa.
Nada mais se sabe oficialmente; no entanto, como em muitos outros casos, o nome se tornou comum na Itália, França e Inglaterra por outros motivos. Dois estados americanos receberam seu nome: Virgínia e Virgínia Ocidental, com suas capitais Richmond, e Charleston, cujo nome foi escolhido em homenagem à Rainha Elizabeth I da Inglaterra, a "Rainha Virgem".
A palavra vem do latim "virgo", que por sua vez deriva do termo etrusco para "virgem".
Vittorio Alfieri, em 1777, inspirou-se na lenda de Virgínia, que foi ameaçada pelo decumvir Ápio Cláudio no século V a.C., para escrever sua tragédia homônima. C., ela foi morta por seu pai, Lúcio, para salvá-la da desonra.
No latim antigo, o nome Virgínia/Virginio indicava jovens de ambos os sexos prontos para o casamento.
Autor: Antonio Borrelli

Nenhum comentário:
Postar um comentário