Evangelho segundo São Marcos 3,31-35.
Naquele tempo, chegaram à casa onde estava Jesus sua Mãe e seus irmãos, que, ficando fora, O mandaram chamar.
A multidão estava sentada em volta dele, quando Lhe disseram: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura».
Mas Jesus respondeu-lhes: «Quem é minha mãe e meus irmãos?».
E, olhando para aqueles que estavam à sua volta, disse: «Eis minha mãe e meus irmãos.
Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe».
Tradução litúrgica da Bíblia
(1858-1916)
Eremita e missionário no Saara
Sobre o Evangelho
Fazer a vontade de Deus em todos
os instantes da nossa vida!
Não nos preocupemos nunca com o futuro, mas façamos, em cada momento da nossa vida, aquilo que é mais perfeito, ou seja, façamos o que a vontade de Deus nos impõe no momento presente; feito isso, não nos preocupemos com o futuro mais do que nos preocuparíamos se fôssemos morrer na hora seguinte. Pensemos no futuro apenas para pedir a Deus que façamos a sua vontade em todos os momentos da nossa existência, glorificando-O o mais que pudermos. Quanto ao resto, não nos detenhamos mais com o futuro do que se a vida neste mundo fosse acabar para nós: vivamos apenas o momento presente.
Se, como acontece frequentemente, a vontade de Deus nos indicar como ocupação do momento presente prepararmo-nos, seja materialmente (pelo trabalho manual, o descanso, a alimentação, os cuidados com a nossa saúde, etc.), seja espiritualmente (pelo estudo, a meditação, etc.) para o futuro, muito bem, façamo-lo, não porém em vista de nós mesmos, para nos prepararmos para o futuro, mas em vista de Deus, para cumprirmos o que Ele nos pede no momento presente.
É isto a vida de fé: assim, já não vivemos para nós mesmos, mas somente para Deus; não mais por nós, segundo a nossa vontade, mas por Deus, apenas segundo a vontade de Deus; não mais contando connosco ou com alguma criatura, mas abandonando-nos inteiramente a Deus e esperando tudo somente dele. Deus nos dará em cada hora o que for necessário para cumprirmos qualquer missão que Ele queira dar-nos. Temos apenas de obedecer em cada momento, fazendo o que Ele nos ordena no momento presente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário