terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Beata Rosalie du Verdier de la Soriniere Virgem beneditina, mártir Festa: 27 de janeiro

(*)Saint-Pierre de Chemillé, França, 12 de agosto de 1745
(✝︎)Angers, França, 27 de janeiro de 1794
Na religião, "Irmã Celeste", freira professa das freiras beneditinas de Notre-Dame du Calvaire, guilhotinada durante a Revolução Francesa. Ela foi beatificada em 19 de fevereiro de 1984 pelo Papa João Paulo II, junto com outros mártires da diocese de Angers. 
Martirológio Romano: Em Angers, na França, a Beata Rosalía du Verdier de la Sorinière, virgem no mosteiro do Calvário nesta cidade e mártir, condenada à morte enquanto a Revolução Francesa rugia em ódio à fé cristã.
A Beata Rosalie Du Verdier de La Sorinière, também conhecida como Irmã Santa Celeste, foi uma freira beneditina da diocese de Angers, França. Ela nasceu em 12 de agosto de 1745, em Saint-Pierre de Chemillé, Maine-et-Loire, França. Rosalie Du Verdier De La Sorinière dedicou sua vida a servir a Deus e entrou na vida religiosa. Ela ingressou na comunidade de freiras beneditinas no Mosteiro de Nossa Senhora do Calvário em Angers. Ela adotou o nome religioso Irmã Santa Celeste e era conhecida por sua profunda piedade e compromisso com sua vocação. Infelizmente, durante os tempos turbulentos da Revolução Francesa, a Igreja Católica enfrentou perseguição. Muitas comunidades religiosas, incluindo as Irmãs Beneditinas de Nossa Senhora do Calvário, foram alvo. A Irmã Santa Celeste, junto com suas irmãs, permaneceu firmemente fiel à sua vocação religiosa apesar dos perigos que enfrentavam. Tragicamente, em 27 de janeiro de 1794, a Irmã Santa Celeste foi martirizada por sua fé cristã. Ela foi guilhotinada em Angers, Maine-et-Loire, França, como parte das perseguições orquestradas durante a Revolução Francesa. A coragem e firmeza com que a Irmã Santa Celeste enfrentou seu martírio tornaram-se uma inspiração para muitos. Ela e seus companheiros mártires da Diocese de Angers, incluindo a Irmã Marie-Madeleine (Mme Louise-Anne Lhuillier) e a Irmã Marie-Anne (Mlle Marie-Anne Piedcourt), são coletivamente celebrados como as Mártires de Angers em 2 de janeiro. Além disso, a Irmã Santa Celeste é lembrada especificamente em 27 de janeiro. Reconhecendo seu testemunho heroico e sacrifício, o Papa João Paulo II declarou o martírio da Beata Rosalie Du Verdier De La Sorinière em 9 de junho de 1983. Sua beatificação ocorreu em 19 de fevereiro de 1984, quando o Papa João Paulo II presidiu a cerimônia em Roma. Como abençoada e mártir, a Beata Rosalie Du Verdier De La Sorinière serve como um poderoso lembrete da força e dedicação que os crentes podem demonstrar diante da perseguição. Sua história continua a inspirar e encorajar católicos ao redor do mundo a permanecerem firmes em sua fé, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário