Evangelho segundo São Lucas 17,20-25.
Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus quando viria o Reino de Deus e Ele respondeu-lhes, dizendo: «O Reino de Deus não vem de maneira visível,
nem se dirá: "Está aqui" ou "ali"; porque o Reino de Deus está no meio de vós».
Depois, disse aos seus discípulos: «Dias virão em que desejareis ver um dia do Filho do homem e não o vereis.
Hão de dizer-vos: "Está ali" ou "Está aqui". Não queirais ir, nem os sigais.
Pois assim como o relâmpago, que faísca dum lado do horizonte e brilha até ao lado oposto, assim será o Filho do homem no seu dia.
Mas primeiro tem de sofrer muito e ser rejeitado por esta geração».
Tradução litúrgica da Bíblia
(século VII)
Monge perto de Mossul
Discursos ascéticos, 1.ª série
«O Reino de Deus está no meio de vós»
Os demónios temem-no, mas Deus e os anjos desejam o homem que procura a Deus no seu coração com fervor dia e noite, afastando para longe de si as ofensas do inimigo. O lugar espiritual de um homem com esta pureza de alma está no interior de si mesmo: o sol que brilha nele é a luz da Santíssima Trindade; o ar que respiram os pensamentos que o habitam é o Espírito Santo consolador; e os santos anjos estão com ele: a sua vida, a sua alegria, o seu júbilo são Cristo, luz da luz do Pai. Este homem rejubila a todas as horas na contemplação da sua alma, maravilhando-se com a beleza que nela vê, cem vezes mais luminosa que o esplendor do Sol.
Esta é Jerusalém, este é o Reino de Deus que está no meio de nós, segundo a palavra do Senhor. Esse lugar é a nuvem da glória de Deus, onde só entrarão os corações puros, para contemplar a face de seu Senhor (cf Mt 5,8), e o entendimento que têm dele será iluminado pelos raios da sua luz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário