Evangelho segundo São Lucas 12,54-59.
Naquele tempo, dizia Jesus à multidão: «Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: "Vem chuva"; e assim acontece.
E quando sopra o vento sul, dizeis: "Vai fazer muito calor"; e assim sucede.
Hipócritas, se sabeis discernir o aspeto da terra e do céu, porque não sabeis discernir o tempo presente?
Porque não julgais por vós mesmos o que é justo?».
E acrescentou: «Quando fores com o teu adversário ao magistrado, esforça-te por te entenderes com ele no caminho, para que ele não te arraste ao juiz e o juiz te entregue ao oficial de justiça e o oficial de justiça te meta na prisão.
Eu te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo».
Tradução litúrgica da Bíblia
Oração Eucarística para as assembleias
Saber ler os sinais do nosso tempo
Nós Vos damos graças, Pai fiel e terno, por nos terdes dado Jesus, vosso Filho, Nosso Senhor e nosso irmão. O seu amor manifestou-se aos pobres e aos doentes, aos pequenos e aos pecadores, não ficando indiferente a nenhuma dor. A sua vida e a sua mensagem são para nós a prova de que sois um Deus que cuida dos homens, como um pai sofre as tribulações dos seus filhos. Por isso Vos louvamos e glorificamos, celebramos a vossa bondade e a vossa fidelidade e, com todos os anjos e santos proclamamos o hino da vossa glória.
A nós, que vamos receber o seu corpo e o seu sangue, purificai-nos e renovai-nos à sua imagem. Fazei que todos os membros da Igreja saibam ler os sinais dos tempos e cresçam na fidelidade ao Evangelho. Tornai-nos atentos a todos os homens, a fim de que partilhemos, na caridade, as suas tristezas e as suas angústias, as suas esperanças e as suas alegrias, e que lhes mostremos o caminho da salvação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário