Evangelho segundo São Lucas 12,1-7.
Naquele tempo, a multidão afluía aos milhares, a ponto de se atropelarem uns aos outros. E Jesus começou a dizer, em primeiro lugar para os seus discípulos: «Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.
Não há nada encoberto que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não venha a conhecer-se.
Por isso, tudo o que tiverdes dito às escuras será ouvido à luz do dia e o que tiverdes dito aos ouvidos, nos aposentos interiores, será proclamado sobre os telhados.
Digo-vos a vós, meus amigos: não temais os que matam o corpo e depois nada mais podem fazer.
Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar na Geena. Sim, Eu vos digo, a esse é que deveis temer.
Não se vendem cinco passarinhos por duas moedas? Contudo, nenhum deles é esquecido diante de Deus.
Mais ainda, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais. Valeis mais do que todos os passarinhos».
Tradução litúrgica da Bíblia
(1675-1751)
Jesuíta
O Abandono à Divina Providência
«Até os cabelos da vossa cabeça
estão todos contados. Não temais»
Quando somos conduzidos por um guia que nos leva por um país desconhecido, de noite, através dos campos, sem caminho traçado, segundo a sua vontade, sem pedir a opinião de ninguém e sem querer revelar as suas intenções, poderemos tomar outro partido que não o do abandono ? De que serve olhar para onde estamos, interrogar quem passam, consultar o mapa e os viajantes? O intento de um guia que quer que confiemos nele será o oposto de tudo isso: ele terá prazer em confundir a inquietação e a desconfiança de uma alma; ele deseja total confiança em si.
A ação divina é essencialmente boa, não deseja ser reforçada nem controlada. Começou com a criação do mundo e desenvolve sempre novas provas; não limita as suas operações, a sua fecundidade não se esgota; o que fazia ontem, fá-lo hoje; é sempre a mesma ação, aplicada a todos os momentos, com efeitos sempre novos e assim se manifestará eternamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário