Talvez um nativo de Poitiers, o bispo Emmeran chegou a Regensburg, Baviera, em 645. Ele foi morto a caminho de Roma. Um importante mosteiro beneditino foi nomeado em sua homenagem. Ele é o santo padroeiro da diocese de Regensburg.
Martirológio Romano: Em Regensburg, na Baviera, Alemanha, Santo Emmeramus, bispo, morto por sua fé em Cristo.
Emmerano, ou Emmerammo (Haimhram), monge, bispo regional, deixou o reino dos francos no final do século VII para ir para Regensburg, onde foi recebido com benevolência pelo duque Teodo. Ele queria mantê-lo como bispo de seu território ou pelo menos como abade do mosteiro. Não seria possível especificar por quanto tempo Emmerano exerceu seu ministério pastoral na corte do duque ou mesmo se ele foi o fundador de um mosteiro estabelecido perto da igreja de San Giorgio.
Partindo para Roma, Emmerano foi injustamente acusado de ser o sequestrador de Uta, filha do duque. Para vingar essa desgraça, Lambert, irmão da menina, partiu em busca de Emmerano com uma tropa armada e se juntou a ele em Klein-helfendorf, perto de Aibling (diocese de Freising). Querendo proteger o verdadeiro culpado, segundo a tradição popular, Emmerano não se defendeu e recebeu inúmeros ferimentos. Os clérigos que o acompanhavam o transportaram para Ashcheim, onde a morte pôs fim aos seus sofrimentos cruéis.
O corpo do santo foi trazido de volta a Regensburg e enterrado na Igreja de São Jorge. Em seu túmulo ficava o famoso mosteiro que leva seu nome e seu culto eclipsou o de Erardo, o bispo mais antigo da cidade. O bispo Gaubaldo (739-61) procedeu com a elevação solene das relíquias e construiu uma nova igreja em sua homenagem. Da mesma forma, o bispo Erember de Freising (739-47) mandou construir uma igreja no local da tortura, Klein-helfendorf. No mosteiro de San Emmerano, em 1895, foi descoberto um enterro contendo um esqueleto que imediatamente virou pó e alguns acreditaram que estava na presença da antiga confissão; outro túmulo foi erguido na igreja superior por volta de 1340.
A evidência mais antiga de adoração é encontrada no fragmento de Waldendorff de um Sacramentário de Regensburg da época de São Bonifácio.
A festa de Emmeran foi celebrada em 22 de setembro, data em que ele é mencionado nos martirológios mais antigos. Um ofício monástico próprio foi composto por Arnaldo de Vohrburg. Em Poiliers, onde Emmerano, segundo uma lenda posterior, era bispo, sua veneração não é antiga: uma terceira palestra é em 24 de setembro no Breviário de 1765. Por outro lado, a lista episcopal desta cidade não contém seu nome. No século XVIII acredita-se que a igreja de Saint-Eanne, perto de St.-Maixent (Niort) tinha nosso santo como seu santo padroeiro, mas é sem dúvida Annarius, um bispo lendário, celebrado em 3 de novembro.
Autor: Rombaut Van Doren

Nenhum comentário:
Postar um comentário