Comemorado por São Lucas nos Atos dos Apóstolos como bispo de Cirene, muito pouco se sabe sobre ele. Hoje, o mais antigo e desconhecido dos muitos santos chamados Lúcio é celebrado. O Martirológio Romano nos diz que na Igreja de Antioquia havia " profetas e mestres " entre eles Barnabé, Simeão, de sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, um companheiro de infância de Herodes Tetrarca, e Saulo. Esses cinco profetas, de acordo com os exegetas da Bíblia de Jerusalém, representavam o governo da Igreja de Antioquia. O topônimo indica apenas o local de origem de Lúcio, que não deve ser identificado com o mártir de mesmo nome, também originário de Cirene e martirizado sob Diocleciano, um mártir que não era bispo e que é lembrado em outra data.
Etimologia: Lucio = brilhante, brilhante, do latim
Emblema: Cajado pastoral
Martirológio Romano: Comemoração de São Lúcio de Cirene, que nos Atos dos Apóstolos é contado entre os profetas e doutores da Igreja que estava em Antioquia.
Dos pelo menos 22 santos que levaram o nome de Lúcio, é celebrado hoje, segundo as indicações do Martirológio Romano, o mais antigo, mas também o mais desconhecido. "Em Cirene, na Líbia, [celebramos] São Lúcio, o Bispo, mencionado por São Lucas nos Atos dos Apóstolos." A menção de São Lucas é realmente muito pequena: "Havia profetas e mestres na comunidade de Antioquia: Barnabé, Simeão de sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância de Herodes tetrarca e Saulo". Os exegetas da Bíblia de Jerusalém apontam que "os cinco profetas e doutores aqui enumerados representam o governo da igreja de Antioquia; compare a lista de doze (1:13) e a de sete (6:5). Como este último, parece que os cinco de Antioquia são judeus helenísticos.
Autor: Piero Bargellini

Nenhum comentário:
Postar um comentário